Londres sempre foi a cidade da miscigenação. Dos mercados de valor em Canary Warf e The City aos de antiguidades e supérfluos em Portobello, das ruelas punks de Candem Town até a mais conhecida monarquia do Mundo. O que a torna o centro do mundo é sua falta de padronização. Pensando nisso, segue uma seleção que consideramos (e sabemos) ser o imperdível da capital inglesa.
ONDE FICAR
Claridges
49 Brook Street, London W1K 4HR
Telefone: +44 207 499 2210
www.claridges.co.uk
Metrô: Green Park/ Bond street
Não há como falar de hospedagem em Londres sem fazer referência ao Claridges. No coração do Mayfar (bairro das compras e da elegância), este luxuoso hotel conta com bar próprio (The Claridges e Macanudo) e o restaurante do hilário chef inglês Gordon Ramsay (Gordon Ramsay at Claridges, The reading room e The Foyer), localização perfeita para aqueles que querem imergir no luxo londrino.
Blakes Hotel
33 Roland Gardens, London SW7 3PF
Telefone: +44 207 370 6701?
www.blakeshotels.com
Metrô: South Kensington/ Gloucester Road
O hotel é destino de celebridades e empresários que buscam descrição e conforto .Uma obra prima da decoração, o Blakes é projeto de Anouska Hampton, e ainda não foi ultrapassado por nenhum outro no quesito bom gosto. Tudo é perfeito, desde o quarto até o restaurante (Blake’s). Situado no coração de Chelsea (bairro da classe alta boêmia), está rodeado de facilidades.
The Ritz London
150 Piccadilly, London W1J 9BR
Telefone: +44 (0) 20 7493 8181
www.theritzlondon.com
Metrô: Green Park
Com vista para o Green Park e entrada pela Picadilly street este famoso hotel encanta pela opulência, localização e decoração. É o único que ainda exige que os homens se vistam com paletó e gravata dentro do restaurante ou da sala de chás (Rivoli Bar e Palm court). Considerado um ambiente palacial, o Ritz London proporcionará uma experiência própria da Monarquia.
Soho Hotel
4 Richmond Mews London W1D 3DH
Telefone: +44 (0) 20 7559 3003
www.sohohotel.com
Metrô: Tottenham Court
O hotel, de decoração moderna e ousada, é uma caixa de surpresas, e traz em si as características cool e relaxadas do bairro. Seus quartos são grandes, e carregam um pouco do ar de irreverência da vizinhança, colonizada pela indústria cinematográfica. Para aqueles que querem fugir do óbvio e ter uma experiência genuinamente londrina, sem perder o conforto.
St. Martins Lane
45 Saint Martins Lane London WC2N 4HX
Telefone: +44 (0) 20 7300 5500
www.stmartinslane.com
Metrô: Leicester Square
Localizado na agitada região de Covent Garden, Trafalgar Square e dos West End Theatres, O St. Martins Lane é uma reinvenção dos resorts urbanos. Espirituoso e sofisticado, o projeto de Philippe Starck é uma brilhante junção de influências (do moderno ao barroco) que flerta com o surrealismo. O exterior do Hotel é iluminado por cubos de cores primárias, e pode ser avistado por boa parte do West End. O Light Bar e o restaurante/bar Ásia de Cuba garantem os primeiros drinks da noite. Além disso, no subsolo do Hotel fica O Bangalô 8, uma das mais descoladas casas noturnas da região, onde pode-se observar o entra e sai de diversas celebridades.Destaque para o display luminoso nas suítes, que convidam os hóspedes a decorar o quarto de acordo com sua personalidade durante a estadia.
Threadneedles
5 Threadneedle Street, London EC2R 8AY
Telefone: +44 (0) 20 7657 80
http://www.theetoncollection.com/content.aspx?pageID=430
Metrô: Bank
Para aqueles que optam por Eastlondon, este Hotel boutique encontra-se no coração do The City, bairro empresarial londrino. Nesta região encontram-se as grandes corporações, todos andam apressados e engravatados pelas ruas, e os pubs ficam cheios nas happy hour’s. É o primeiro hotel cinco estrelas da região, com chão de mármore branco coberto por tapeçaria oriental, que se contrapõe à escura madeira das paredes. Alguns (poucos) quartos tem vista para a St. Pauls Cathedral.
** Dica **
Londres é conhecida pela falta de Hotéis bons e baratos. Se a opção não é dirigir-se aos hotéis 3 estrelas de Bayswater (eles estão perto do parque, mas a vizinhança não compensa a economia) aconselhamos a Nell Gwynn House, na Sloane Avenue, charmoso e bem localizado. Ele está no miolo de South Kensington, e conta com uma locadora e uma farmácia do outro lado da rua. Pode-se alugar desde studios, até apartamentos de 2 quartos para no mínimo 2 semanas, com serviço de limpeza e arrumação diários e 24 horas de concierge.
http://www.nghapartments.co.uk/
ONDE COMER
Cipriani
23-25 Davies Street, London W1K 3DE
Telefone: +44 (0) 20 7399 0500
www.cipriani.com
Metrô: Bond Street
Restaurante preferido do então sensação jogador de mesmo nome, Dani Cipriani, a filial do restaurante de Nova York, Veneza e Miami foi inaugurada em Londres no ano de 2004. Lugar frequentado por famosos e aqueles que gostam de ver e ser vistos, tem boa comida italiana, e um ambiente que conta com um bar de recepção onde ninguém pode passar sem antes experimentar os famosos bellinis, especialidade da casa.
* Desde 2008 existe um processo judicial em curso a fim de mudar o nome do restaurante, uma vez que este estaria infringindo direitos autorais do Hotel Cipriani’s Community. O caso encontra-se em estado de apelação e por enquanto o nome será mantido, qualquer alteração será devidamente notificada no site.
Gordon Ramsay at Claridges
49 Brook Street, London W1K 4HR?
Telefone: +44 207 499 2210
www.gordomramsay.com
Metrô: Bond Street ou Green Park
Diversos restaurantes do hilário chef britânico Gordon Ramsay espalham-se pela cidade, mas este conta com o charme especial da decoração do hotel Claridges.Você pode escolher entre menus fixos (com opção de entrada, prato principal e sobremesa) e os pedidos a la carte.
Nobu
The Metropolitan Hotel
19 Old Park Lane, London W1K 1LB
Telefone: +44 (0) 20 7447 4747
www.noburestaurant.com
Metrô: Hyde Park Corner
Primeira inauguração Européia do famoso chef japonês Nobu Matsuhisa, aberto em sociedade com Robert de Niro, entre outros, este restaurante conta com vista para o Hyde Park e a garantia de gente bonita, elegante e uma deliciosa comida japonesa “new style”, que lhe faz fama. O ambiente é descolado e turmas de jovens de Park Lane costumam freqüentar o bar antes de suas saídas noturnas. Imperdível! O Nobu Berkeley cresceu rapidamente e é considerado da mesma forma.
• Nobu Berkeley
15 Berkeley Street, London W1J 8DY
Telefone: +44 (0) 20 7290 9222
metro: Green Park
Scoot’s
20 Mount Street, London W1
Telefone: +44 (0) 20 7495 7309
www.scotts-restaurant.com
Metrô: Bond Street
Fundado em 1851 o Scotts serve um peixe como nenhum outro em Londres. A casa encontra-se sobre o comando do grupo Caprice, e recebeu o título de restaurante do ano de 2008 pela BMW Square Meal. Algumas mesas são coladas ao lado de fora para que os fumantes aproveitem um bom drink ou café. Especialista em ostras, serve mais de 12 espécies.
Sketch
9 Conduit Street, London W1
Telefone: +44 (0) 20 7659 4500
www.sketch.uk.com
Metrô: Oxford Circus
Imperdível! O Sketch proporciona uma experiência tipicamente londrina, num lugar extravagante e modista, onde o hype, o cool e o upper se misturam. As cadeiras de couro, as escadarias, e o mais incrível de tudo, os toilets, parecem ter pulado para fora da serie inglesa de TV, Doctor Who! O Sketch é animado e descolado, e vale para um jantar (gastronomia contemporânea) ou mesmo para um drink.
The Ivy
1 – 5 West Street, London WC2H 9NK
Telefone: +44 (0) 20 7836 4751
www.the-ivy.co.uk
Metrô: Leicester Square
Mesmo estando sobre o comando de um novo dono, Richard Caring, do grupo Caprice, este restaurante continua sendo o queridinho dos A-list. Suas mesas são disputados, e o lema londrino do Who is Who prevalece, o que pode irritar um pouco nos dias mais cheios. Por isso, não deixe de fazer reserva. Considerado na tradição londrina como “the number one post theater restaurant”, tem o estilo de café-restaurante, com pratos que consistem em pequenas porções, para serem acompanhados aos drinks (steaks tartares , bolinhos de salmão..).
Ciro’s Pomodoro
51 Beauchamp Place, London SW3 1NY
Telefone: +44 (0) 20 7589 1278
www.pomodoro.co.uk
Metrô: Knightsbridge
Essa pequena pizzaria fica no subtarrâneo, e a intenção é de um ambiente amigável e aconchegante. Praticamente lotado todos os dias da semana, a idéia é dividir mesas se necessário, enquanto assiste a um show ao vivo (todos os dias há musica das 9pm à 1da manhã), e o ultimo pedido sai à1da manhã. As terças o tema é Elvis Presley e aos domingos musica árabe. Este último é o dia mais cheio, com esperas que pode chegar a mais de 2 horas. Por isso, reserve mesa. As paredes do Ciro’s Pomodoro são cobertas de fotos de famosos que visitaram o local. Diversão garantida!
Hakassan
8 Hanway Place, W1T 1HD
Telefone: +44 (0) 20 7907 1888
www.hakkasan.com
Metrô: Tottenham Court
Glamoroso restaurante chinês escondido em uma pequena ruela, guarda todos os mistérios do oriente, num ambiente de apelo sexy: a madeira escura contrasta com o vermelho, e brinca com a luz e a sombra. É ponto de Madonna e Stella McCartney ,entre outras. Famoso não só pela comida mas também pelos cocktails, o lugar é imperdível para quem gosta deste tipo de gastronomia.
Electric Brasserie
191 Portobello Road, London W11
Telefone: +44 (0) 20 7908 9696
www.electricbrasserie.com
Metrô: Ladbroke Grove/ Notting Hill Gate
Vale visitar todo o complexo Electric, aproveitando o passeio na feira de Portobello, que ocorre aos sábados. O cinema conta com sofás de veludo para o maior conforto dos telespectadores. A brasserie costuma estar cheia, mas a sensação de se estar no coração de Notting Hill comendo Lagosta com Fritas é impagável! Nada mais London!
Também recomendamos:
Nozomi – www.nozomi.co.uk
Esse japonês fica na Beachump Place, badalada rua de restaurantes e bares em Knightbridge. Foi considerado o melhor restaurante bar em 2006 pelo London Club Bar Award, e tem atmosfera descontraída e comida excelente.
Zuma – www.zumarestaurant.com
Restaurante japonês concorrente do Nobu, o peixe é sempre fresco e o ambiente bem freqüentado. Nada melhor para fazer depois de uma tarde na Harrods.
San Lorenzo - http://www.labyrintos.com
Restaurante Italiano na Beachump Place em Knightsbridge, um dos melhores italianos da cidade, vale a pena conferir.
Carluccios - http://www.carluccios.com
Presente em quase todas as regiões de Londres, esta rede de restaurante italiano oferece comida boa, pratica (é possível ter refeições rápidas ou demoradas) e com preço justo. Tudo é bem feito, e as porções tem bom tamanho.
Gaucho Grill – www.gauchorestaurant.co.uk
Rede de restaurante argentino, a melhor opção para aqueles que querem comer carne em um ambiente que lembra as nossas churrascarias. (a la carte)
ONDE COMPRAR
LOJAS DE DEPARTAMENTO
Harrods
www.harrods.com
A Harrods é a loja de departamento mais completa de Londres, e tem a versão luxuosa de tudo o que alguém pode precisar. Desde papelaria até salas especializadíssimas, vende de lapiseiras à alta costura de Dior.
Harvey Nicholson
www.harveynichols.com
Em matéria de liquidação é a melhor de todas, a primeira a cortar os preços (corta a preço das bolsas pela metade). Quase em frente a Harrods, a Harvey Nichs (como é conhecida) vende exclusivamente roupas e acessórios.
Selfridges
www.selfridges.com
Fora do eixo Knightsbridge, a Selfridge é quase tão completa quanto a Harrods, com a vantagem de estar em Oxford Circus. Conta com a turma do Gucci e afins, mas também com marcas integrantes do high street fashion (Miss Selfridges, Top Shop..)
TKMAXX
http://www.tkmaxx.com/home.php
Com algumas lojas espalhadas pela cidade, esta é uma alternativa para se comprar barato em Londres. Vendendo coleções antigas (às vezes eles tem as atuais ninguém sabe como!) comprometem-se em trazer grandes marcas com um desconto de pelo menos 60% nos preços. Com paciência você encontra nos cabides vestidos da Issa, Marc Jacobs, e Valentino, bem como bolsas Prada e cia.
** Dica: por Notthing Hill (bem perto mesmo da estação, em direção a Portobello Road) existem brechós com achados incríveis. Para quem gosta de ir mais longe, pequenas lojinhas na região de Chiswick (inclusive andar por estes lados fará qualquer um se sentir um inglês, bairro de Londres onde as pessoas são realmente londrinas)
Não esquecer também do mercado de Candem Town, que acontece aos domingos, bem como visitar Brick Lane!
ONDE SAIR
Amika club
63-65 High Street Kensington, London W8 5ED
Telefone: +44 0845 666 5001
www.amikalondon.com
Metrô: High Street Kensington
Ganhador do premio “London Best Club 2008” a casa é freqüentada por pessoas na faixa dos 25 à 30 e poucos anos. A noite começa por volta das 22:00 e se estiver sem nome na lista chegue cedo (por volta das 23:00), já que a fila é grande e o sistema não é exatamente o de ordem de chegada. O som vai desde house até algo mais comercial, como um R&B. Aberta de quinta a sábado, recomenda-se adicionar o nome da lista (diversos sites na internet oferecem serviços de promoters, bem como os próprios tem suas páginas no facebook)
The Cow Pub and Restaurant
89 Westbourne Park Road, London W2 5QH
Telefone: +44 (0) 20 7221 5400
www.thecowlondon.co.uk
Metrô: Royal Oak
A uma distância andável da Portobelo Road, este tradicional pub costuma ficar lotado aos finais de semana, sendo destino constante de caras importantes como Kate Moss e outros ícones londrinos. O The Cow é o típico pub do Westend especializado em ostras, guinees e charutos cubanos. Conta ainda com um restaurante no primeiro andar onde a comida e o serviço não deixam a desejar
The Westbourne (pub)
101 Westbourne Park Villa,s, London W2 5ED
Telefone: +44 (0) 20 7221 1332
www.thewestbourne.com
Metrô: Royal Oak
O Westbourne fica a menos de 200 metros de distância do The Cow, e provavelmente esta concorrência que faz com que ambos sempre estejam cheios. É o preferido da “galera de Notting Hill” e arredores (fashionistas, indústria cinematográfica, atores..) especialmente nos dias de sol, quando as mesas ao ar livre são disputadas a tapas. Aprecie um bom drink e observe o movimento de pessoas, que não para desde a manhã até o fechamento (por volta da meia noite).
Maddox Club
3 – 5 Mill Street, London W1S 2AU
Telefone: +44 (0) 20 07629 8877
www.maddoxclub.com
Metrô: Oxford Circus
Como eles próprios gostam de se denominar a Maddox é um “private members club that host the A list celebrities” mas a historia não é bem assim. Por mais que realmente hajam membros, o clube conta com uma lista aberta até as 11 horas, controlada pela Baucer Lucy que realmente só vai deixar entrar os bem vestidos (homens devem usar sapato e camisa) . Entrando tem-se o bar, o restaurante (cujo gerente é um brasileiro chamado Vinny) e a chapelaria. Descendo as escadas está a pista, com diversas mesas, e a área de fumantes.
A lista é postada semanalmente na parte de eventos do site www.asmallworld.net, bem como em grupos espalhados pelo facebook. O promoter principal é chamado Luca e pode ser alcançado pelo email: Luca@maddoxclub.com, basta enviá-lo os nomes com o dia desejado.
The punch bowl Pub
41 Farm Street, London W1J 5RP
Telefone: +44 (0) 20 7493 6841
Metrô: Green Park
No coração do Mayfar, este pub parece mais estar perdido em uma cidade do interior da Inglaterra do que no centro da tumultuada Londres. O ambiente é simples (típico de um pub). Guy Ritchie (ex de Madonna) tem uma porcentagem do pub, onde ele costuma organizar festas e eventos e onde a musa da música costumava ser vista. Simples, é ideal para uma taça de vinho ou um pint de cerveja no intervalo das caminhadas no Mayfar.
Mahiki
5 - 7 Dover Street, London W1S 4LD
Telefone: +44 (0) 20 7493 9529
www.mahiki.com
Metrô: Green Park
Este descolado bar conta com filas quilométricas, drinks exóticos e muita gente bonita . Especialista em servir cocktails tropicais, o lugar impressiona pelas cores e decoração a la Hawaii. Com som ambiente (as vezes um pouco mais alto do que isso) conta ainda com um menu grill. Aberto de segunda à sábado.
Zigfrid
11 Hoxton Square, London N1 6NU
http://www.zigfrid.com
Não há como não visitar a maluquice de East London! Pelas ruas de old street, incontáveis são os pubs e bares, e este, em especial, tem um ar mais charmoso (sem perder a característica do local). Outro legal é o Gastro Pub, casa dos moderninhos e alternativos, que conta com uma ótima seleção de vinhos e programação musical própria.
** Para quem gosta de East London:
Favela Chic: http://www.favelachic.com/london
Para lembrar um pouco do Brasil e ver o que nós mostramos lá fora.
T. Bar: www.tbarlondon.com
Típico lugar de East London, bar/balada, a cara de Shoreditch.
Beach Blanquet Babylon: http://www.beachblanket.co.uk
Tanto em Shoreditch quanto em Notting Hill, lugar preferido dos moderninhos.
** Para quem gosta das grandes baladas
Minister of sounds: http://club.ministryofsound.com/club
The end: http://www.endclub.com
** Dica:
A Frieze art Fair, é uma feira de arte que acontece no Regent Park durante o outono. São mais de 100 instalações, e para obter mais informações acesse o site: www.friezeartfair.com . Quem tiver a oportunidade de visitar Londres durante esta feira não deve perdê-la.