Portugal dos Pequenitos
As crianças podem se divertir e aprender durante as férias

Uma mistura de museu a céu aberto, parque temático e sala de aula. Essa é talvez a melhor definição para Portugal dos Pequenitos, que funciona desde 8 de junho de 1940 em Coimbra, Portugal. Trata-se de uma reunião de miniaturas dos principais monumentos representativos do país e de sua história, uma excelente pedida para entreter a molecada durante o verão europeu.

Em Portugal dos Pequenitos as crianças se divertem enquanto aprendem sobre história, arte e arquitetura. Além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento de povos, a atração encanta também pela perfeição e pela minúcia das réplicas, que há mais de 50 anos encantam crianças, jovens e adultos.

Para facilitar a visita, o parque é dividido em alguns segmentos. O espaço conhecido como área monumental, por exemplo, ilustra os principais monumentos do país, com destaque para o núcleo de Lisboa, situado no centro. Ao redor dele, estão espalhados as principais construções das regiões de Trás-os-Montes, Douro, Minho, Beiras, Ribatejo, Alentejo e Algarve.

Outro importante segmento do parque é a parte dedicada aos países de expressão portuguesa, colônias e territórios ultramarinos, que ao longo da história foram fortemente influenciados pela cultura lusitana. Envoltos pela vegetação típica de cada região, estão representações etnográficas e monumentais do Brasil, de Macau, do Timor e dos atuais países africanos de língua portuguesa.

Junto à área das ex-colônias encontram-se ainda os principais monumentos das Regiões Autônomas da Madeira e dos Açores, rodeados por grandes lagos que representam o Oceano Atlântico. Próxima a este segmento do parque está a parte que representa Coimbra, também com os principais monumentos da cidade, entre eles é claro, a Universidade.

Como se não bastasse, o complexo conta ainda com uma parte dedicada às casas regionais, que retrata os diversos tipos de construção que podem ser encontrados de norte a sul do país. E para completar este cuidadoso trabalho de reprodução e documentação, os três museus (do Traje, da Marinha e do Mobiliário) terminam de compor esse quebra cabeça de histórias e costumes, que permeia a história de Portugal. 





Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Kids