A tão esperada temporada de festivais de verão foi longa e animadíssima na Europa. Mas agora a chuva está chegando, as temperaturas estão caindo e a perspectiva de um outono cinza vem bater à porta.
Com quase nove meses de espera até o Rock Ness e o Isle of Wight anunciarem a chegada do verão de 2010, fica a dúvida. E agora? O que fazer? Calma, não se desespere. A revista Times publicou uma seleção incrível de dez festivais de inverno que acontecem em lugares exóticos com sol praticamente garantido. Confira!
Vinspired Lake of Stars, Malawi
Sunbird Nkopola Lodge, Lago Malawi, 15 a 18 de outubro
Este festival será realizado às margens do Lago Malawi, num dos locais mais paradisíacos do mundo. Além da maior banda indie britânica, The Maccabees, há uma boa representação da cena dance music, incluindo a Radio 1’s DJ Nihal, o DJ e proditor Tayo, Joe Goddard da Hot Chip e Ross.
Personal Fest, Buenos Aires, Argentina
Club Ciudad de Buenos Aires, 16 e 17 de outubro
Representando a América do Sul neste top ten, este grande festival que acontece num final de semana num espaço fechado de grandes proporções. O sábado é encabeçado pelo Pet Shop Boys, enquanto a cena new wave e electro é liderada pelo lendário Depeche Mode. Isso, é claro, além de Zero 7, Justin Robertson e muitas outras estrelas locais e internacionais.
One Movement Music, Perth, Western Australia
Various venues, 16 a 18 de outubro
É a versão australiana do The Great Escape e conta com dezenas das melhores e mais populares bandas da Austrália e de outros lugares também. Entre os grupos, tem origens diversas como Estados Unidos, China, Coreia e Inglaterra, é claro!
Voodoo Experience, New Orleans, EUA
City Park, 24 a 26 de outubro
Conhecida no mundo todo como uma cidade profundamente musical, New Orleans abriga este grande evento ao ar livre com uma programação incrível. Os ingressos estão atualmente à venda por 169 dólares, bem mais barato do que um festival equivalente no Reino Unido. Entre os artistas escolhidos estão Eminem, Justice, Kiss, Jane' Addiction, Lenny Kravitz, Gogol Bordello, The Flaming Lips e The Pogues.
Dubai Sound City, Dubai
Various venues, 5 a 7 de novembro
Dubai acolhe um dos melhores festivais dos meses de inverno, trazido para a cidade pelos organizadores do Liverpool Sound City. É o programa perfeito para quem busca praia, sol, compras e música. Presenteie seus ouvidos com Happy Mondays, Human League, Doves, Echo & The Bunnymen, Super Furry Animals, De La Soul, Ocean Colour Scene, The Whip, Ladytron, Futureheads, Nitin Sawhney e muito mais.
Rhythm and Vines, Nova Zelândia
Waiohika Estate, Gisborne, 29 de dezembro a 1 de janeiro
Gisborne é famosa por ser a primeira cidade do mundo a ver o primeiro nascer do sol de um novo ano. E presenciando esse espetáculo, você poderá ainda desfrutar de um festival de música numa exuberante propriedade vinícola. São esperados Moby, Editors, 2ManyDJs e Future of the Left, entre outros.
The Falls Festival, Austrália
29 de dezembro a 1 de janeiro
Este festival é realizado em dois locais diferentes. Em Marion Bay, a leste de Hobart, na Tasmânia e em Lorne, na Great Ocean Road, a oeste de Melbourne. Os ingressos começaram a ser vendidos há duas semanas atrás, e vale lembrar que no ano passado se esgotaram rapidamente. Estão entre as atrações Grizzly Bear, Moby, Yeah Yeah Yeahs, The Temper Trap e Seasick Steve.
Big Day Out, Australásia
Various venues, 15 a 31 de janeiro de 2010
Uma série de festivais de um dia que ocorrem em Auckland, na Gold Coast, Sydney, Melbourne, Adelaide e Perth. Na programação Muse, Lily Allen, Groove Armada, Dizzee Rascal, Kasabian, Ladyhawke, Peaches e Calvin Harris.
SXSW, Texas, EUA
Various venues, Austin, 17 a 21 de março de 2010
Um dos melhores novos festivais de música indie do mundo, o South by Southwest ocorre em diversos locais em torno da cidade mais musical do Texas. Edições passadas incluíram The Ting Tings, Dizzee Rascal, Third Eye Blind, Lee “Scratch” Perry, Echo and the Bunnymen e Super Furry Animals.
Coachella, Califórnia, EUA
Empire Polo Field, Indio, 17 a 19 de abril de 2010
É o maior festival banhado pelo sol californiano no mundo. A programação garante essa grandeza. Nos últimos dois anos foram trazidos Prince, Portishead, The Verve, Kraftwerk, The Killers, Paul McCartney, The Cure e My Bloody Valentine, para citar apenas alguns exemplos.
Texto: Clara Caldeira