Top List - Vinhos
A sommelier Helena Mattar dá dicas de bons vinhos para saborear na praia, e no campo

Seis meses depois de se formar em propaganda e marketing pela ESPM, Helena Mattar percebeu que ainda na tinha encontrado seu caminho e decidiu se mudar para Paris. Lá vivia cercada pela gastronomia, que sempre foi uma paixão. Foi então que decidiu fazer um curso curto de vinhos no Le Cordon Bleu e ficou encantada. Começou a ler mais sobre o assunto e quando descobriu que o Cordon Bleu estava lançando um curso de sommellerie com diploma não teve dúvidas, decidiu encarar!

Como parte do curso Helena fez um estágio no Les Ambassadeurs, restaurante do aclamado Hotel Crillon, em Paris.  Lá, a jovem sommelier teve a oportunidade de trabalhar com David Biraud, chef sommèliere do restaurante há 14 anos e o terceiro melhor do mundo. Foi uma experiência para a vida toda. “Meu amor pelos vinhos é decorrente do meu amor pela comida”, conta Helena. “O caminho percorrido de um ao outro foi muito natural e é bem ilustrado por um trecho do livro “Confissões de uma amante de vinhos”de Jancis Robinson:

“...adquiri um interesse duradouro e uma paixão por comida. Por sabores, texturas, pelas combinações  entre eles, pelo estímulo mental e conforto físico que trazem. Portanto, era de se esperar que, uma vez expostas a eles, experimentasse os mesmo sentimentos pelo companheiro fundamental da comida, a comida líquida, o vinho.”

Logo que voltou Helena foi trabalhar no Vito, um restaurante pequeno e charmoso na Vila Beatriz e está lá há pouco mais de um ano. Paralelamente ela mantém um site chamado Bebericando, onde dá dicas de vinhos, endereços, acessórios, mas traz também piadas, gadgets e tudo que é relacionado a vinhos e bebidas.

Vinhos para o Campo

São vinhos aromáticos, com cheiros de flores, ervas e frutas. Podem ter um pouco mais de corpo e trazer notas animais, que remetem aos campos e fazendas.

1) Gewurztraminer Trimbach- Alsácia, França:  a uva gewuztraminer produz vinhos bem aromáticos, tipicamente com notas  de lichia e frutas brancas, mas também um toque de pétalas de rosas. Este é um ótimo exemplar: delicado, fresco e suave.

Importado pela Zahil

2) Broully Bouchard Père & Fils – Beaujolais, França :  a uva Gamay, com a qual são feitos os Beaujolais, rende vinhos de cor púrpura, de corpo leve, com baixíssimos níveis de tanino e bastante fruta. Este é feito por um renomado produtor e traz aromas de frutas tropicais como banana, além das frutas vermelhas frescas como cereja e ameixa. Tem também notas florais de violeta. Um vinho simples, mas muito agradável e que deve ser bebido resfriado (Cuidado, não é gelado!).

Importado pela Grand Cru

3) Gigondas Brunel de la Gardine – Vale do Rhône, França : este vinho do sul do Vale do Rhône traz notas do campo como violeta, couro e terra molhada, além de toques de pimenta preta e especiarias doces.  Na boca, se mostra médio-corpo com taninos macios e média acidez.

Importado pela Decanter

Vinhos para a praia

São vinhos mais leves e frescos para abrandar o calor. Podem ser brancos com acidez mais marcada e aromas de frutas cítricas, e tintos (ou mesmo rosés) com pouco tanino e notas de frutas vermelhas. Devem ser bebidos gelados ou refrescados.

1) Riesling “Mesh” – Eden Valley, Austrália:  a uva riesling gera vinhos de boa acidez e ótimos frescor. A região de Eden Valley, na Austrália, ganhou fama devido aos seus excelentes rieslings. Este é seco e leve. Apresenta aromas de maçã, limão e lima além de notas de petróleo, também característica dos rieslings. 

Importado pela KMM Vinho 

2) Sauvignon Blanc “ Saint Clair” Vicar’s Choice – Marlborough, Nova Zelândia:  A uva sauvignon Blanc já é naturalmente ácida e seu aroma é marcado por um caráter herbáceo. Este vinho é incrivelmente fresco e aromático, com uma acidez gostosa que nos faz salivar. Além da típica nota de grama cortada, traz aromas marcados de maracujá e kiwi. 

Importado pela Grand Cru

3)  Cirò Rosato – Calábria, Itália: rosés são cheios de frescor  e alegria. Este é um exemplar de ótimo custo benefício. De cor rosa bem intensa, e encorpado para o que pode ser um rosé, traz aromas de frutas vermelhas maduras, morango em especial.  Para tomar geladinho, entre 9 e 11ºC.

Importado pela Mistral






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Top list