Com suas praias exuberantes, falésias imponentes e o charmoso vilarejo conhecido como Quadrado, Trancoso vem, cada vez mais, chamando a atenção de turistas no Brasil e no mundo. De uns tempos para cá, a cidade se tornou um dos destinos favoritos dos ricos e famosos, atraindo boutiques de luxo, restaurantes refinados e pousadas incríveis. Toda essa infraestrutura, combinada à hospitalidade dos moradores, fez de Trancoso um lugar especial com todos os requisitos para ficar na memória de seus visitantes como uma viagem inesquecível.
Um pouco de história..
Mas, para entender o sucesso de Trancoso como polo turístico, não basta olhar suas paisagens, é preciso conhecer sua história. Fundado no final do século XVI por uma missão de jesuítas, o vilarejo se restringiu por quase 450 anos ao platô no alto da falésia. Na década de 1960, tentando atrair a atenção da Prefeitura de Porto Seguro para as necessidades da região, um vereador local começou um movimento para a alfabetização dos moradores. Seu objetivo era formar eleitores e, pouco a pouco, aumentar a influência política da cidade.
Os resultados desse investimento foram significativos, e trouxeram retorno em poucos anos. Trancoso conseguiu verba para cortar os matos, abrir ruas, instalar água encanada nas casas e construir uma estrada de terra desde Arraial D’Ajuda. Conseguiu ainda tombar as casas do Quadrado como patrimônio histórico, criou leis de proteção ambiental nas áreas de manguezais e trouxe a energia elétrica em cabos subterrâneos (como na Europa), para não alterar a paisagem.
Trancoso paz e amor
Tantas qualidades urbanísticas, aliadas às belezas naturais do litoral baiano, despertaram o interesse de um tipo bem peculiar de visitante. Atraídos pela possibilidade de uma cidade ideal em harmonia com a natureza, centenas de hippies começaram a chegar ao vilarejo no final dos anos 1960, mas sem incomodar ninguém, como garantem os moradores mais antigos.
A integração entre os novos visitantes e os habitantes locais foi tamanha, que logo fundaram uma comunidade hippie no local. A Gulab Majal ficava no terreno hoje ocupado pela pousada Uxua. Foi nessa época também que começou a se delinear a Trancoso de hoje, com a chegada dos primeiros artistas e famosos à região. Atraídas pelo clima paz e amor, Gal Costa, Elba Ramalho e Bruna Lombardi foram as primeiras a descobrir o novo paraíso.
HOSPEDAGEM:
Uxua
Uma das mais incríveis opções de hospedagem de Trancoso, a pousada foi efetivamente aberta aos hóspedes em abril deste ano, depois de uma longa reforma. São nove casas espalhadas num terreno de 4 mil metros, que no passado, abrigou a Gulab Majal. Algumas casas têm jardim privativo; outras, piscina e ofurô. Algumas são de pau-a-pique e tem até uma casa na árvore. A decoração foi idealizada pelo sócio Wilbert Das, designer e estilista da Diesel. Objetos do artesanato local foram misturados a móveis nacionais dos anos 1950 e artigos comprados em Minas e São Paulo, criando um ambiente clean e sofisticado.
Estrela D’Água
Esta pousada pertencente à rede internacional Ralaix&Chateau tem como trunfo suas fantásticas suítes máster. Localizada na Praia dos Nativos, seus Bangalôs independentes têm cerca de cem metros quadrados, além do quintal e da piscina privativa. Um deles inclui até mesmo uma jacuzzi na varanda com vista para o mar. O complexo foi construído em meio à Mata Atlântica, num cenário composto de palmeiras e hibiscos cor-de-rosa.
Villas de Trancoso
Esta espécie de minicondomínio de altíssimo nível conta com cinco casas cheias de estilo. Seus hóspedes têm a opção de fugir do trajeto pela acidentada estrada de terra que leva até Trancoso, optando pelos helicópteros e jatinhos particulares que levam até o local. O condomínio oferece serviço de praia e um excelente restaurante para hóspedes e visitantes. A pousada também é responsável pela locação de uma megacasa com quatro suítes e vista para o campo de golfe no condomínio Terra Vista.
Club Med
Diferente de outros lugares do Brasil, em Trancoso o Club Med conseguiu imprimir um estilo próprio. Com muita madeira, bambu e artesanato regional você vai até esquecer que está num resort de uma grande rede. Inaugurado em 2002, ele foi construído no topo de uma falésia na Praia do Taípe, a 6 quilômetros do Quadrado. Ideal para viagens em família, o hotel oferece uma ampla estrutura de esportes e lazer, além de um moderno Spa com mais de 50 opções de tratamento de beleza, massagens e banhos. O Club Med trabalha com o sistema All Inclusive, com todas as refeições e bebidas incluídas no valor da diária.
Jacaré do Brasil Casas
Localizada num ponto privilegiado do Quadrado, bem ao lado da igrejinha e de frente para o mirante, a pousada Jacaré do Brasil também é uma ótima opção de hospedagem. O interior dos quartos foi totalmente decorado por Sig Bergamin, um dos arquitetos mais badalados do país, e agrada até os olhos mais exigentes. Mas a parte externa das suítes não fica para trás. Suas varandas incomparáveis têm vista para o Rio Trancoso e para o mar da Bahia lá em baixo.
www.jacaredobrasilcasas.com.br
GASTRONOMIA:
Capim Santo
Inaugurado em 1985 numa área com muito verde, colada ao Quadrado, o Capim Santo já faz parte da história de Trancoso. Um dos mais tradicionais restaurantes da vila, tem um ambiente aconchegante e bem praiano. Prove o filé de badejo recheado com nozes e manjericão, acompanhado de legumes na manteiga.
www.capimsanto.com.br/trancoso
Cacau
Eleito por milionários e celebridades, este restaurante já foi até citado na prestigiada revista norte-americana Food & Wine, pela criatividade do menu. Na decoração elementos locais foram cuidadosamente combinados com objetos de diversas partes do mundo. Apesar do cardápio variado, o forte do Cacau são mesmo os pratos regionais. Aposte na moqueca de peixe e camarão e, de sobremesa, peça o bolinho de tapioca com sorvete de canela.
Quadrado
Tel: (73) 3668-1266
El Gordo
Outra pousada cujo restaurante vale uma visita é a El Gordo. O menu traz pratos da cozinha portuguesa e internacional. O chef já trabalhou no francês La Brasserie, em São Paulo, e a vista é sensacional.
Pça. S. João (Quadrado)
Tel: (73) 3668-1193
Il Mercato
Um dos restaurantes mais bonitos de Trancoso, o Il Mercato é todo decorado com peças de antiquário, tudo a venda. A fachada pequena esconde um ambiente amplo e aconchegante onde o bom gosto e a sofisticação dão o tom. Especializado em comida italiana, uma ótima pedida são os risotos, como o de cordeiro que vem no ponto certo. Outra opção que não fica para trás é o fetuccini à caprese, cravejado com nacos de mussarela de búfala.
Praça São João (Quadrado)
Tel: (73) 3668-2050
Cantinho Doce
Famoso por suas saborosas tortas geladas feitas sem maisena nem gelatina, o Cantinho Doce já ganhou fãs como Elba Ramalho. Quem quiser pode entrar e se deliciar com os quitutes ali mesmo na cozinha, batendo papo com a proprietária e cozinheira Dona Cássia.
Praça São João (Quadrado)
(73) 3668-1410
PRAIA:
Barraca Tostex
A Barraca Tostex é um dos points mais descolados para curtir um dia de praia. Localizada na Praia dos Nativos, a mais central, seu lounge é bem decorado e ambientado ao som eletrônico dos DJs, num clima à la Ibiza. As proprietárias paulistas abriram o primeiro Tostex no quadrado para vender sanduíches e drinks na saída da praia. A ideia deu tão certo que em 2006 surgiu o Tostex Praia, onde rolam até mesmo festas à beira mar ao som de DJs convidados.
Lounge Uxua
Localizado na Barra do Rio Trancoso, entre a praia dos Nativos e dos Coqueiros, faz parte da Pousada Uxua. O barzinho, instalado dentro de um barco encalhado, fica ao lado do lounge, repleto de sofás e poltronas. Os visitantes ficam bem acomodados enquanto saboreiam deliciosos petiscos, como o sanduíche de mousse de gorgonzola com rúcula e nozes ou a porção de miniacarajés com vatapá. Uma delícia!
Barraca do Andrea
Uma outra sugestão de lugar para curtir a praia é a Barraca do Andrea. Longe da muvuca, lá há uma boa distância entre um guarda sol e outro. O dono, italiano, preocupou-se em apresentar um menu bem diferente em que as entradas, como o ceviche ou o polvo à vinagrete, valem como refeições.
VIDA NOTURNA:
Para Raio
É a casa noturna mais famosa de Trancoso. Localizada na rua que leva ao Quadrado, lá acontecem baladas com DJs convidados e muita música eletrônica.
São Brás
Para quem preferir dançar juntinho, a São Brás é uma casa de forró espaçosa e com som potente. Localizada logo ao lado da Para Raio, é lá que Elba Ramalho costuma fazer seus famosos shows de fim de ano.
Tempo Rei
Para quem prefere um barzinho, o Tempo Rei tem mesinhas ao ar livre sobre o chão de areia. O bar também conta com um palco para shows e um telão que transmite jogos de futebol.
PASSEIOS:
Para quem gosta de caminhar pela areia, Trancoso é um prato cheio. Em direção à Arraial D’Ajuda, você levará uma hora até alcançar as falésias avermelhadas da praia do Taípe, a mais linda da região. Se quiser parar para descansar, o trajeto até lá oferece ótimas opções, como um mergulho na praia do Rio da Barra ou um almoço na Estrela D’Água.
Se decidir caminhar para o lado oposto, também não faltarão opções. São quase 30 quilômetros de litoral paradisíaco e semideserto até a Praia do Espelho. Uma boa opção é andar até as praias do Rio Verde, Itapororoca e Itaquena. Se preferir ir de carro, pegue a estrada de terra que parte de Arraial D’Ajuda e acompanha a costa de Trancoso. Ela termina na praia do Rio Verde, no portão de um condomínio. Ali não há mais opção, é preciso deixar o carro e ir a pé.
Hippie ou chique?
Hippie ou chique, o certo é que Trancoso vem se popularizando entre pessoas com os mais diferentes gostos. Ao longo dos anos a magia desta terra contagiou milionários e bichos-grilos, famosos e anônimos, artistas e executivos. Sempre bela e receptiva, Trancoso atravessou décadas e continua se mantendo até hoje como um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Ainda não conhece? Está esperando o quê?
Texto: Clara Caldeira