Costa Branca
Um retiro entre falésias, dunas e coqueiros

Descoberto pelos turistas recentemente, este paraíso ecoturístico do Rio Grande do Norte ainda não é muito conhecido. A região chamada Costa Branca é composta por praias espetaculares que se estendem numa faixa de 210 km. Seu nome foi dado devido às salinas que ali se multiplicam sob o sol intenso e a brisa constante.


A 160 km de Natal, o acesso à península é dificultado por dunas que só podem ser cruzadas em jipes 4x4. Para chegar até lá de carro, só deixando-o no Pratagil, que fica do outro lado do rio, e atravessando o braço de mar em barquinhos que levam no máximo 15 pessoas.


A paisagem da região é uma composição inusitada de falésias, dunas, coqueiros e a imensidão azul do mar, mas cada praia tem suas características próprias. A melhor época para visitar a Costa é de julho a março, período de melhor clima, mas em julho ainda há risco de chuvas ocasionais.


PONTA DO MEL


Uma das mais belas praias da região, ela pertence ao município de Areia Branca. Sua orla é ocupada por fazendas que nascem na Serra do Mel e chegam à imensa praia, onde cabras e jegues passeiam calmamente.


Lá fica o Costa Branca Eco Resort, o maior e mais sofisticado hotel da região. Construído no alto de uma falésia, pertence ao músico e arquiteto Carlos Cavalcanti. Quando Carlos idealizou a pousada, optou por seguir a filosofia do “fazer nada com qualidade”. Os amplos chalés foram erguidos numa fazenda de 140 hectares, com vista para a enseada.


Em seu restaurante, o Aldeia do Mundo, são servidos pratos regionais com um toque internacional. Experimente o camarão flambado na cachaça Papary, uma aguardente tradicional do agreste potiguar. O melhor programa noturno é o pub Lord Byron, criado pelo dono da pousada e sua mulher com inspiração no suposto encontro do poeta inglês com repentistas da região.


www.costabranca.com.br


SÃO MIGUEL DO GOSTOSO


Fica na metade do caminho entre Natal e a Costa Branca, que começa em São Bento do Norte. Lá é possível se hospedar na Pousada dos Ponteiros, que tem chalés à beira mar e um restaurante incrível. Experimente o delicioso camarão com maçã no vinho branco. Andar a cavalo na beira do mar pode ser um passeio gostoso. Os animais são alugados na própria pousada.


www.pousadadosponteiros.com.br


GALINHOS


O nome deste povoado surgiu naturalmente na boca do povo, em referência ao pequeno tamanho e grande quantidade dos peixes-galos no local. A pousada Oásis, a melhor da região, tem seis chalés na beira do braço de mar. A piscina fica bem na beira da praia e é complementada pela jacuzzi e pela sauna. Quando a noite cai, nada melhor que relaxar e observar as estrelas enquanto saboreia uma caipirinha ou água de coco.


www.oasisgalinhos.com


PRAIA DO MARCO


Uma boa ideia de passeio é ficar pelo menos um dia na Praia do Marco, entre São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. Na Pousada Arraial do Marco é servido o inusitado peixe cozido com caju, prato que a cozinheira Maria, nascida e criada na pequena aldeia de pescadores, aprendeu a preparar desde criança. Para fazer a digestão vale uma caminhada pela praia e um drink ao cair da tarde.


www.pousadaarraialdomarco.com.br


Texto: Clara Caldeira






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Rustic, Chic!