Pode parecer impossível, mas umas das maneiras mais interessantes de conhecer a Antártica é acampando. E não pense que ao fazer esta escolha você terá que se conformar em abrir mão do conforto, muito pelo contrário. Algumas empresas como a White Desert organizam expedições de luxo pelo deserto branco e tornam essa jornada inesquecível.
Tudo começa em Cape Town, de onde decola o jato particular que atravessa os mares do sul e leva os tripulantes até o Wichaway Camp. O acampamento é composto de seis dormitórios feitos de fibra de vidro e mais três tendas conectadas por passagens fechadas, onde estão instaladas áreas de convivência e salões de jantar.
O explorador Patrick Woodhead será o guia desta aventura. Ele integrou a expedição mais rápida e mais jovem a atingir o Polo Sul em 2002 e foi o primeiro a atravessar os 1850 quilômetros que separam as extremidades leste e oeste do continente gelado. Durante o percurso, algumas atividade radicais como kite skiing se encarregarão de aumentar ainda mais os níveis de adrenalina no sangue dos visitantes.
Outro passeio inesquecível é a visita às proximidades do Ekström Ice Shelf. Para conhecer os mais de 8000 pinguins imperadores que vivem pelas redondezas, a expedição terá que vencer uma emocionante escalada no gelo. A viagem também é perfeita para os amantes da fotografia que terão a oportunidade de fotografar alucinantes relevos gelados e enormes geleiras se rompendo em constante movimento.
Na volta para casa o conforto das tendas quentinhas vai ajudar a recarregar as baterias para mais um dia de descobertas. As saborosas refeições servidas na sala de jantar também relembram que após um dia de superação o merecido descanso está a espera.
Dica: Não deixe de levar máscara para dormir pois lá o sol brilha 24 horas por dia.