Já imaginou embarcar num emocionante trekking até Machu Picchu e, pelo caminho, poder contar com o luxo e o conforto de lodges que oferecem alta gastronomia, massagista e ofurô com vista para as montanhas? Pois agora o passeio até a terra sagrada dos incas não é mais sinônimo apenas de sofrimento e superação, mas também de sofisticação e exclusividade. Embarque nessa expedição de lodge a lodge até finalmente atingir a cidade sagrada dos incas.
A sacada foi do empresário peruano Enrique Umbert, adepto do ecoturismo e do desenvolvimento social. Em 2006 ele criou a Mountain Lodges of Peru, empresa que organiza os passeios pelo Caminho Inca, de Cuzco a Machu Picchu. Foram construídos quatro chalés na montanha de Salkantay, com luxo e conforto, inéditos até então na região.
Instalações
O chalé da base conta com 12 quartos, e os outros três lodges possuem apenas seis acomodações. O projeto é de um arquiteto andino, que incorporou aos espaços conceitos da cosmologia, elementos da natureza e um pouco da cultura inca. As janelas são todas voltadas para as montanhas e, em dois dos chalés, o acesso só é possível de mula. Dá pra acreditar?
Amenidades
Além do conforto das instalações, algumas amenidades também garantem momentos inesquecíveis aos visitantes. Como uma jacuzzi quentinha ao livre, com uma inacreditável vista das montanhas. Imagine relaxar submerso nas águas borbulhantes enquanto saboreia um bom drinque e assiste ao espetáculo do pôr do sol num cenário único. E tudo isso fica melhor ainda depois de um dia cansativo de caminhadas intensas.
Outro luxo oferecido pelos lodges são os massagistas à disposição dos hóspedes. Agende uma massagem ao fim de um dia de andanças e se recupere para continuar o passeio até a próxima parada. O grande diferencial dos lodges são mesmo os detalhes. Roupa de cama aquecida com bolsas térmicas, botas sujas que são deixadas do lado de fora e aparecem limpinhas no dia seguinte, cozinha excelente e muito conforto são alguns dos destaques do Mountain Lodge of Peru.
TRAJETO
Cusco
Esta é apenas uma sugestão de trajeto, que inclui também alguns dias em Cusco, mas o trajeto tradicional do Mountain Lodge é de apenas 7 dias.
No primeiro dia, os viajantes vão até Lima e, no segundo dia, até Cusco. Lá é feito um tour pela cidade imperial, passando pelo Convento de Santo Domingo, construído sobre o antigo palácio Inca Koricancha, e pela Praça de Armas, onde está a Catedral e a Igreja da Companhia de Jesus. Depois o grupo segue para a Fortaleza de Sacsayuaman e visita os sítios arqueológicos de Qenko, Puca-Pucara e Tambomachay a noroeste da cidade.
Salkantay Lodge & Adventure Resort
O terceiro dia, ainda em Cusco, é livre, mas os guias sugerem um passeio pelo Vale Sagrado dos Incas. À noite o grupo se reúne para uma reunião Pré-Trek e, no dia seguinte, parte em direção ao Salkantay Lodge & Adventure Resort, em Sorayapampa. No caminho é feita uma parada nas ruínas incas de Tarawasi, perto da cidade de Limatambo. Depois segue-se de carro até Marcoccasa, onde finalmente começa a caminhada pelo Caminho Real em direção à Soraypampa.
O quinto dia é livre para descanso ou atividades pessoais. Uma opção é um trekking de 3 a 4 horas de duração até uma incrível lagoa de origem glacial. Na parte da tarde, aproveite para receber uma massagem ou relaxar na já mencionada jacuzzi.
Wayra Lodge
No sexto dia a caminhada começa pra valer. O grupo passará pelo vale do Rio Blanco, contornará o pico de Humantay e seguirá até o Wayra Lodge. No caminho é feita uma parada para o almoço, preparado pelo chef que acompanha o grupo.
Colpa Lodge
No sétimo dia segue-se, pela manhã, até o Colpa Lodge, e a tarde é de descanso.
Lucma Lodge
No oitavo dia o grupo descerá o Rio Santa Teresa, fará um piquenique superchique na beira da água, e depois seguirá pela trilha inca de Llactapata até o Lucma Lodge, próximo ao vilarejo de Lucmabamba.
No dia seguinte começa uma caminhada de duas horas até o passo de Llactapata, onde se tem uma primeira vista distante de Machu Picchu. Durante uma parada, um almoço inesquecível nas montanhas. A caminhada continua até o embarque no trem para Águas Calientes, cidade construída na base de Machu Picchu, de onde parte o ônibus que leva os visitantes até as ruínas.
Machu Picchu
Essa é apenas uma das opções de programas oferecidos pela Mountain Lodges of Peru. Os trajetos e a duração da viagem podem variar de acordo com as preferências do hóspede. As ruínas da cidade sagrada de Machu Pichu são o objetivo final desta viagem, mas pode-se dizer que o próprio trajeto já é um objetivo em si, com todas as suas surpresas, paisagens e momentos inesquecíveis.
Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br