É no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que se esconde uma das paisagens mais incríveis de todo o Brasil. Um cenário belo, exótico e mutante, que já serviu de palco para estrelas como Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no longa-metragem Casa de Areia, de Andrucha Waddington. Um imenso deserto repleto de lagoas azuis (às vezes verdes) onde o vento e a areia moldam e decidem o futuro dos homens.
A área compreendida pelo parque é inacreitavelmente linda e pode ser visitada em qualquer época do ano, já que cada estação tem suas atrações e peculiaridades. Quem escolher a época dos festejos juninos no Maranhão vai pegar de quebra as lagoas cheias. Este é um período de paisagens maravilhosas, e perfeito para mergulhos.
Em outubro, quando as lagoas começam a secar, a paisagem se modifica. As lagoas se tornam menores e mais escassas, e o areal parece se multiplicar diante de nossos olhos, a cada dia, num espetáculo sem igual. Este período é ideal para quem está a fim de encarar caminhadas e expedições pelo mundo de areia.
Acesso
O principal acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é por Barreirinhas, uma cidade simples e pacata com sua igrejinha e casas antigas que fica a 272 km de São Luís. Uma nova estrada, a MA-402, foi construída na região, diminuindo o tempo de viagem para apenas 3 horas. É lá que fica a grande maioria das pousadas, hotéis e restaurantes que dão suporte aos visitantes do Parque Nacional.
Passeios
De barco (voadeira) é possível descer o Rio Preguiças, passando por igarapés e manguezais. Uma boa dica é pedir para o barqueiro desligar o motor por um momento, a calma das águas proporcionará uma cena inesquecível. A bordo da voadeira, é possível chegar a povoados vizinhos, como Mandacarú e Caburé, ou ainda estender o passeio até Atins.
O jipe ainda é uma ótima maneira de conhecer as belezas dos Lençóis, já que é o único veículo capaz de percorrer a região por terra. A vista aérea também pode ser uma boa pedida. Quando as lagoas estão cheias, as paisagens vistas do alto são simplesmente deslumbrantes.
Para quem tem bom preparo físico e disposição de sobra, vale a pena investir nas expedições a pé. O passeio dura até uma semana, sendo uma maneira de explorar ao máximo a imensidão do parque. Os pacotes incluem acampamentos e paradas para descanso. Uma expedição de três dias, a pé, com acampamento, partindo do Atins, por exemplo, custa cerca de R$ 200 por grupo. Chegando lá, procure por Tealbes, nativo que há mais de 20 anos trabalha como guia nos Lençóis.
Onde ficar
Pousada sossego do cantinho
A Pousada Sossego do Cantinho é ideal para quem vem a Barreirinhas a fim de descansar, pois está localizada numa área tranquila e relaxante na beira do rio. Ela conta ainda com uma bela praia de água doce em meio a palmeiras nativas, oferecendo aos hóspedes conforto e segurança.
Pousada do rio
Localizada na margem do Rio Preguiças, conta com apartamentos aconchegantes instalados numa área ampla e repleta de verde. A Pousada do Rio oferece ainda a opção de apartamento adaptado para portadores de necessidades especiais.
Dunas Flat
É um condomínio fechado com seis casas equipadas com sofá-cama, TV, telefone e ventilador de teto, ar-condicionado, frigobar, fogão, louças, varanda e garagem. É a escolha perfeita para famílias em busca de conforto e privacidade.
Rua do Alto, 100 - Barreirinhas
Resort Lençóis Maranhenses
Concebido com base na preservação dos valores ambientais, climáticos e culturais da Região do Parque, o hotel conta com um ambiente tranquilo e confortável. O resort é a opção ideal para os amantes do ecoturismo e oferece ainda as delícias da culinária local, combinadas com o requinte e a sofisticação do sabor internacional no Emporium Restaurante Resort Lençóis Maranhenses.
Pousada Rancho dos Lençóis
Para quem busca descanso e sossego absolutos é só seguir um pouco mais pelo rio Preguiças e se hospedar na comunidade de Atins. O dono da pousada alerta que os hóspedes não deve esperar luxos de um 5 estrelas, mas que o grande destaque do hotel é seu conforto, sossego e é claro o visual. Bem próximo às dunas (20 minutos a pé) tem uma localização privilegiada. À noite não deixe de deitar nas espreguiçadeiras na beira da piscina e apreciar o céu estrelado, um espetáculo à parte.
Onde Comer:
Pizza Nômade
Pizzas de qualidade em pleno areal parece sonho, mas é realidade. No Pizza Nômade, localizado na orla, você encontrará pizzas deliciosas, além de porções para petiscar e sempre um prato do dia que traz um pouco da culinária típica do Maranhão.
Restaurante do Carlão
Seu menu conta com pratos simples e exóticos como peixe ao molho de manga. O restaurante fica na pousada Victória do Lopez.
Rua Coronel Godinho, s/n
Restaurante Bela Vista
Conta com um incrível deck sobre o rio Preguiças, uma das melhores vistas da região.
Restaurante do Hotel Pousada Buriti
Cardápio internacional, com pratos e doces regionais.
Rua Inácio Lins, s/n
Não deixe de provar..
Tiquira: no Maranhão você encontrará a Tiquira, aguardente bem forte feita da mandioca.
Jesus: o refrigerante criado em 1920 tem gosto de tutti-frutti, é cor-de-rosa e vende como água por todo o Estado.
Arroz com tarioba: arroz com uma espécie de fruto do mar local. É a especialidade do restaurante da Pousada Rancho dos Lençóis, na cidade de Atins.
Arroz de cuxá: camarão seco e gergelim fazem parte da receita africana que tornou-se um prato típico do Maranhão.
Frutas: no Maranhão você pode experimentar várias frutas, como o murici, o sapoti, o bacuri, mas só não peça açaí, porque lá ele é conhecido como juçara.
Texto: Clara Caldeira