Santorini
Para uma lua-de-mel explosiva nada melhor que uma ilha vulcânica

Localizada no extremo sul do arquipélago grego de Cíclades, Santorini é constituída por uma enorme caldeira submersa rodeada pelo que restou da ilha. Sua forma atual (meia lua) deve-se em grande parte à erupção que há cerca de 3.500 anos abalou a região.

Ao longo do tempo, casinhas brancas e em tons pastéis foram sendo erguidas nos penhascos, criando um cenário ainda mais belo. A arquitetura original da ilha foi em grande parte preservada e compõe, com o azul vibrante das águas e o terreno acidentado, uma atmosfera nostálgica e muito romântica.

A principal cidade e porto da ilha de Santorini é Fira, cuja lenda conta ser o reino perdido de Atlântida. Onze quilômetros, ou 600 degraus, separam o local onde os barcos atracam e o centro da ilha. Para subir tudo isso, existem táxis, ônibus e até mesmo mulas à espera dos turistas. O vilarejo foi destruído por um grande terremoto em 1956 e reconstruído em terraços nos penhascos, preservando suas ruelas de pedra repletas de casinhas brancas e igrejas com domos azuis.

Outro vilarejo muito procurado pelos visitantes é Oía, no extremo norte da ilha. Famoso pelo pôr do sol incomparável, fica no alto das encostas de onde pode-se ver os últimos raios de sol sumindo atrás da cratera. Uma boa opção é escolher um restaurante com uma vista para o mar e se deliciar com a culinária local enquanto aprecia o espetáculo.

ONDE FICAR:

Mystique Hotel

Uma interessante composição de materiais dá o tom da decoração das 18 suítes. Almofadas elaboradas com tecidos antigos e desenhos esculpidos na parede ornamentam o interior dos quartos, todos com varanda ou terraço próprio. O Mystique conta ainda com uma maravilhosa piscina, que parece estender-se até o azul do mar. Logo ao lado, o bar e o terraço de madeira com espreguiçadeiras dão um toque de sofisticação para que os hóspedes possam desfrutar o por do sol mais incrível da ilha com todo o conforto.

www.mystique.gr

Rocabella Santorini Resort & Spa

Localizado a menos de 1 quilômetro de Fira, o Rocabella é a escolha ideal para quem quer a facilidade de estar perto da principal cidade da ilha. Lá os hóspedes são recebidos com uma garrafa de vinho que os espera na varanda privada da sua suíte. Os quartos possuem todas as comodidades do mundo moderno, mas ao mesmo tempo permitem que os ocupantes se desliguem dele e realmente descansem. Para relaxar, nada melhor do que o spa e seu incrível serviço de massagem. O bar, instalado ao lado de uma maravilhosa piscina, fica aberto à noite, iluminado pela luz das velas.

www.rocabella.gr

Astarte Suites

A apenas 20 minutos do aeroporto de Santorini, no Astarte, o que vale são os detalhes. Cada uma das suítes foi decorada e ambientada de forma diferente, com um estilo próprio e muito bom gosto. Os quartos oferecem um espaço único, totalmente equipado com todas as comodidades modernas e uma varanda privada com vista incrível do mar Egeu. Na parte de fora os visitantes encontram uma jacuzzi e uma piscina, que parece prolongar-se até o horizonte. Quando solicitados, os dois bares e a cafeteria levam os pedidos até as espreguiçadeiras.

www.astartesuites.gr

Alexander’s Boutique Hotel Of Oia

No Alexander’s o que mais chama a atenção é a decoração e a localização. Criado no estilo tradicional das casas de Santorini, ele foi mobiliado com antiguidades vindas da coleção privada do proprietário. O colorido dos tapetes artesanais de diferentes partes do mundo convive com o branco e as linhas arredondadas da construção, num contraste muito interessante. Situado na ponta da cratera do vulcão, o hotel tem uma vista muito privilegiada e, com apenas alguns minutos de um agradável passeio, você estará na principal rua comercial do centro do povoado, com lojas, bares e restaurantes.

www.alexandershotel.com

ONDE COMER:

A cozinha de Santorini é baseada principalmente nos produtos agrícolas cultivados na ilha. O solo vulcânico, a brisa do mar e o sol sobre o Mar Egeu, conferem aos alimentos um sabor único. Os ingredientes mais usados são ervilhas em todas as suas variações, berinjela branca, alcaparras, queijo fresco e apoxti (um tipo de presunto). Também são muito consumidos biscoitos e pão de açafrão. Alguns pratos típicos da região são as abobrinhas e tomates recheados, omeletes, cozidos e uma espécie de linguiça de coelho selvagem, que é acompanhada de um molho a base de queijo e ovo.

Além dos bons restaurantes, Santorini também é famosa por seus vinhos. Um grande número de adegas e vinícolas pode ser encontrado na região. Nesses lugares, além da incrível variedade de rótulos, são oferecidos também vinhos locais, a especialidade são os brancos secos.

Koukoumavlos

Uma boa opção para um jantar romântico é o Koukoumavlos. O chef Nikos Pouliasis sabe como ninguém unir a imaginação sem limites ao senso de medidas. Experimente pratos inovadores, como os lagostins com chocolate branco, molho de gengibre e limão. Uma delícia!

www.koukoumavlos.eu

Tel.: +30 22860 23807

Kyprida

Situado numa zona tranquila de Oía, o Kyprida serve a tradicional comida de Cíclades. Com vista para a Caldeira, lá é possível desfrutar um delicioso jantar no terraço, admirando o incrível pôr do sol sobre o arquipélago. Os garçons falam inglês e irão ajudar na descoberta dos maravilhosos aperitivos e pratos típicos da região, acompanhados por vinhos locais.

www.kyprida.gr

COMO CHEGAR:

Para chegar a Santorini há duas opções: barco ou avião. Do porto Pireu, em Atenas, partem grandes ferryboats com capacidade para mais de 500 pessoas, que demoram cerca de 10 horas para chegar. Uma boa opção é ir parando no caminho e conhecendo outras ilhas. Mas também há barcos mais rápidos (e que balançam mais), que fazem o trajeto em cinco horas. De avião tudo fica mais fácil. Os voos que partem de Atenas rumo ao arquipélago não levam mais de 40 minutos.

Texto: Clara Caldeira






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Romantic