Quer lugar mais romântico para passar a lua de mel do que a terra de Romeu e Julieta? Não! Não estamos falando de Verona, mas de uma região bem próxima. A apenas 30 Km da capital do amor impossível, encontramos este santuário para os amores reais. O Lago de Garda, um dos maiores lagos italianos, está situado na região sul da Europa ao pé dos Alpes, a apenas 100 Km de Milão e 130 Km de Veneza.
São muitas as belezas desta terra. A uma altura de 65 metros sobre o nível do mar, o lago possui cinco ilhas. A maior é a Ilha de Garda que abriga um belíssimo palácio. Próxima a ela está a Ilha de San Biaggio mais conhecida como “Ilha do Coelho” onde, durante a seca, é possível chegar a pé. A terceira é a Ilha do Trimelone e as outras duas, um pouco menores, são chamadas Ilha do Sonho e Ilha da Olivi.
Onde ficar:
Instalado numa antiga vila, o hotel Villa Fiordaliso é uma das opções mais românticas em termos de hospedagem graças à conservação da atmosfera de épocas passadas. Pinheiros, ciprestes e oliveiras se estendem às margens do Garda e contribuem na composição deste ambiente cheio de poesia e tranqüilidade.
Outra opção é o Bellevue San Lorenzo. A casa de campo construída fim do século XIX é um perfeito exemplar do gosto refinado da Belle-Époque. A sofisticação e modernidade do serviço renovam as boas vindas. Situado numa região de altitude elevada, de lá é possível contemplar do alto as águas verde-esmeralda do lago.
Já o Locanda San Vigilio tem, sem sombra de dúvidas, uma localização privilegiada. O hotel, que recebe hóspedes desde 1500, fica na ponta de Monte Baldo, região em que o Garda é mais largo e aberto. Dalí é possível enxergar o lago quase em sua totalidade. O San Vigilio tem pouquíssimas acomodações. São sete quartos duplos com pátios que dão direto para o lago e quatro suítes com entrada privativa e jardim, por isso é melhor se apressar na reserva!
Onde comer:
No Al Caval sabores da região se unem a técnicas de preparo de todo o mundo. Com requinte e modernidade o restaurante oferece a seus clientes o melhor da gastronomia local num ambiente acolhedor e sofisticado. No cardápio estão delícias como o Lavarello, peixe abundante na região, preparado de diversas maneiras. Ou ainda a saborosa costela de cordeiro cozida, com purê de batatas, vegetais e pão crocante com hortelã. Uma visita à Enoteca Hippopotamus, também é indispensável. Lá, vinhos regionais e do mundo todo são cuidadosamente indicados aos clientes.
Outro aclamado restaurante da região é o Castel Toblino. Construído sobre uma antiga fortificação e transformado pelo Bispo Bernardo Madruzzo numa agradável residência, Toblino é talvez o mais romântico dos castelos de Trentini. A construção abriga hoje o restaurante, cuja cozinha é orquestrada com paixão e habilidade por Stefano Bertoni e Germana Rigotti. Para aqueles que querem saborear pratos da região combinados inteligentemente com os melhores vinhos locais e nacionais, o Toblino é parada obrigatória.
Passeios:
O Garda é um dos lagos mais famosos para a prática de kitesurfing, windsurf e wakeboard. A melhor região para os esportes aquáticos é a cidade Campione del Garda na costa Lombarda. Sua praia é a maior e mais segura e conta ainda com profissionais sempre prontos para ajudar e dar orientações sobre técnica e equipamentos.
A área que circunda o lago é muito extensa e há uma infinidade de atividades e regiões a serem conhecidas ao seu redor. Uma possibilidade é a fortaleza de Riva. A antiga construção da família Scaligeri é marca registrada do balneário, também muito procurado para a prática de windsurf, devido aos fortes ventos locais.
Outra opção é visitar a região de Gardone, conhecida por seu parque de plantas exóticas e pela Villa Il Vittoriale, onde fica a casa Art-Decó habitada no passado pelo poeta Gabriele D’Annunzio. O Lago também foi palco de acontecimentos históricos importantes. Em 1943 quando Mussolini estabeleceu a República Social Italiana escolheu a cidade de Salò, às margens do Garda, como sede. Agradável e elegante, toda pintada em tons pastéis, ela faz parte hoje do roteiro de turistas e visitantes.
No vilarejo de Malcesine as ruas amontoam-se abaixo de um imponente castelo medieval numa composição pictórica. Com a ajuda de um teleférico é possível subir ao cume do Monte Baldo, e apreciar a paisagem do alto. Em Peschiera o porto e a fortaleza, construídos pelos austríacos na década de 1860 durante as guerras da independência, estão ainda em perfeito estado de conservação.
Vale a pena conhecer ainda o fascinante castelo medieval Scaligera que, do alto, vigia a cidade de Sirmione. Perto Dalí, no extremo da península, é possível visitar também ruínas romanas que resistiram ao tempo.
A história e geografia privilegiadas, associadas aos hotéis e restaurantes de alto nível, fazem do Lago de Garda o destino perfeito para pombinhos de todas as nacionalidades. Tudo isso sempre acompanhado das paisagens inesquecíveis e da atmosfera de romance e tranqüilidade, perfeita para se iniciar um casamento com o pé direito.
Texto: Clara Caldeira
Informações..
Hotéis:
Villa Fiordaliso:
Bellevue San Lorenzo:
Locanda San Vigilio:
Restaurantes:
Al Caval:
Castel Toblino: