Localizado a 100 quilômetros da Sicília, no extremo sul da Itália, Malta é um país singular formado por duas grandes ilhas, Malta e Gozo, e uma menorzinha chamada Comino. O clima por ali lembra o dos países tropicais com temperaturas que ultrapassam os 38º no verão.
Sua paisagem se destaca pelo contraste entre os tons neutros das rochas calcárias e o azul vibrante do mar. A história deixou fortes marcas nas cidades desse país insular. Fortificações, muralhas e construções antigas lembram a todo o momento dos tempos passados.
Muitas das casas das cidades de Malta foram construídas do calcário, abundante na região. Se olhar com atenção, poderá perceber nas paredes conchas pré-históricas e fósseis marinhos acidentalmente preservados ao longo de milhões de anos. Por se tratar de um cenário único, chegou a ser palco de megaproduções de Hollywood, como Gladiador, Conde de Monte Cristo e Troia.
Durante sua história, Malta passou por diversas invasões. Fenícios, cartagineses, romanos, árabes e normandos passaram por ali em momentos diferentes, deixando como herança um pouco de sua cultura. Essas influências são muito visíveis na culinária, nos costumes e na arquitetura local.
Não é por acaso que a língua maltesa, falada somente no arquipélago, é tão diferente e única. Ela se originou de uma fusão dos dialetos árabes da Tunísia com o inglês e o italiano. Para completar, é o único idioma arábico que utiliza o alfabeto latino. Dá para imaginar a salada que resultou de tudo isso!
Gozo
Onde Ficar
Para quem procura a comodidade dos grandes resorts, a melhor opção em Gozo é o Hotel Kempinski. Luxuoso e confortável, oferece todos os requintes modernos e muita sofisticação. Mas, quem estiver em busca de exclusividade e um pouco mais de romance, deve ir direto ao ThirtySeven. Pequenino, o hotel conta com apenas cinco quartos cuidadosamente decorados pela proprietária. Ali, tradição, requinte e bom gosto se misturam produzindo um resultado único.
www.kempinski.com
www.thirtysevengozo.com
Onde Comer
Para saborear um bom peixe, vá ao Rew Rew, um quiosque na beira da praia. Mas não se esqueça de fazer reserva. Quando a tarde cair e bater aquela vontade de relaxar e tomar um bom drinque, uma ótima pedida é o Gleneagles Bar.
Rew Rew: +356 79854007
Malta
Onde Ficar
Uma boa opção de hospedagem em Malta é o The Palace, um moderno hotel design no coração da cidade. Para quem estiver disposto a gastar um pouco mais, uma sugestão é o The George. Ali os hóspedes encontram o melhor do luxo contemporâneo em St. Julians, um dos polos de entretenimento da cidade.
Onde Comer
No Malata é possível saborear um excelente linguine com frutos do mar fresquinhos. Para os amantes da culinária oriental, o Zest vale uma visita. Lá você encontrará o melhor da culinária tailandesa, vietnamita e japonesa. Se quiser provar da culinária tradicional maltesa, o melhor lugar é o Zeri’s.
Malata: +356 21387600
www.zestflavours.com
www.zerisrestaurant.com
Passeios
Valletta
Valletta é a capital de Malta e, por isso, uma das cidades mais movimentadas da região. Não deixe de passear a pé pelas vielas estreitas e se embrenhar pelas ruazinhas sinuosas. As casas de rocha calcária abrigam pequenas lojas, bares, cafés e restaurantes. Pelas ruas, uma grande variedade de estátuas, monumentos, esculturas e antigas fortificações farão com que você se sinta num museu a céu aberto. Não é à toa que Valletta é considerada uma das cidades mais representativas do barroco na Europa.
Marsaxlokk
A poucos quilômetros de Valletta, esta pequena vila de pescadores lembra uma pintura naif. Sua baía repleta de barquinhos coloridos é um convite a um passeio despreocupado. Visite as barracas de artesanato e, quando a fome apertar, corra para o Ta Peppi, um pequeno restaurante especializado em peixes, crustáceos e frutos do mar.
Upper Barrakka Gardens
Do outro lado da baía, uma boa opção de passeio é o Upper Barrakka Garden, um jardim público construído em 1661. De lá se tem uma visão privilegiada do Grand Harbour e das cidades fortificadas de Vitoriosa, Copiscua e Senglea.
Mdina
Antiga capital de Malta, esta cidade medieval é feita de ruas estreitas e vielas tranquilas. Repleta de casas e construções antigas, fica a 21 quilômetros de La Valletta. Em 1663 um terremoto destruiu boa parte de seus edifícios históricos, mas muitos deles foram restaurados, devolvendo à cidade sua identidade e sua história.
Gruta Azul
É uma gigantesca formação calcária localizada na beira do mar. Mais interessante do que visitá-la por fora é entrar dentro dela. Na região, há barcos de passeio que levam os turistas para o interior da gruta. Lá dentro os visitantes presenciarão uma obra-prima da natureza, que consiste num imenso arco iluminado pelos raios de sol refletidos na água.
Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br