Esta cidadezinha medieval fica nos arredores de Nice, na região conhecida como Alpes Marítimos, na Cote D’Azur, sul da França. Cercada por muralhas do século XVI, oferece vista panorâmica de uma paisagem repleta de ciprestes, palmeiras e pequenas casinhas de telhas vermelhas.
Numerosos artistas passaram pela cidade ao longo do século em busca de descanso e inspiração. E não foi por acaso. Além das belas paisagens e belezas naturais, Saint Paul conservou suas ruas tortuosas e construções medievais, que foram restauradas tornando-se um dos principais pontos turísticos da região.
Andar pelas ruas de Saint Paul é uma viagem no tempo. O chão de pedras e os antigos monumentos o levarão para longe. Na rue Grand, que leva de um extremo a outro da cidade, você encontrará uma grande concentração de restaurantes, cafés e lojinhas. Quando estiver passeando por lá, aproveite e pare na Place de la Grande-Fontaine, que conserva uma antiga fonte.
Um dos grandes atrativos de Saint Paul é a concentração de galerias de arte e ateliês. Para entender melhor a origem desta tradição, siga pela rue Grand até o final e visite o La Colombe D’Or, que é também uma das melhores e mais tradicionais opções de hospedagem da cidade.
La Colombe D’Or
Este célebre albergue é um verdadeiro museu com obras de Fernand Leger, Picasso, Matisse, além da Pomba de Ouro de Braque, que dá nome ao estabelecimento. Muito frequentado a partir dos anos 1920 por diversos artistas e escritores como Picasso, Modigliani, Signac, Soutine, Cocteau e Colette, é até hoje um dos hotéis mais procurados da cidade, inclusive por artistas e celebridades da atualidade.
Grandes nomes da literatura e das artes plásticas costumavam hospedar-se no hotel e deixar obras como pagamento. Dá pra imaginar a riqueza do acervo que a casa conserva até hoje. A coleção de telas que ornam a sala do restaurante tem valor inestimável. E, se este refúgio foi tão procurado pelos gigantes das artes em busca de inspiração, imagine o efeito que tem sobre nós, meros mortais.
Fundação Maeght
Inaugurada em 1964, foi criada por Aimé e Marguerite Maght, que sempre promoveram a arte moderna. Este esplendido museu reúne principalmente obras de Bonnard, Chagall, Braque e Kandinsky. O edifício rosa e branco, que hoje abriga a Fundação Maeght, foi construído longe da cidade, próximo ao La Colombe D’Or, pelo arquiteto catalão José Luis Sert. Lá trabalharam artistas como Miró e Chagall. Além do museu, a Fundação abriga uma biblioteca, um jardim com esculturas, e realiza concertos e projeções.
La Fontaine
Este restaurante oferece o melhor da cozinha tradicional da região. Os pratos do dia variam de acordo com os produtos mais frescos encontrados no mercado e as sobremesas são todas caseiras. Sente-se ao ar livre, no grande e ensolarado terraço, e peça um saboroso osso-buco acompanhado por um vinho regional.
10 montée de la Castre - Tel. 04 93 32 80 29 - Fax 04 93 32 81 12
Le Saint Paul
O chef Ludovic Puzenat recebe os visitantes na sala de jantar recém-restaurada deste restaurante premiado com uma estrela pelo Michelin. Ali você encontrará todo o charme do século XVI com muito requinte e sofisticação. No verão sente-se no terraço. Peça um dos pratos refrescantes com notas mediterrâneas sugeridos no menu e saboreie um bom vinho sob o céu estrelado da Cote d’Azur.
86 rue Grande - Tel. 04 93 32 65 25 - Fax 04 93 32 52 94
www.lesaintpaul.com - reservation@lesaintpaul.com
Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br