Bem diferente do resto da América Latina, a Costa Rica é uma nação que goza de estabilidade econômica e altos índices de desenvolvimento humano. O país da América Central vai de vento em popa, e um dos grandes responsáveis por seu sucesso econômico é o turismo. A atividade ajudou a alavancar a geração de renda do país, até então proveniente apenas da exportação de banana e café. Lá, preservar o meio ambiente é tradição, e os parques nacionais se espalham pela região. Atualmente correspondem a 11% da área territorial costarriquenha.
AVENTURA
Não é à toa que o ecoturismo e o turismo de aventura se desenvolveram e tornaram-se os principais atrativos da região. O arvorismo, por exemplo, que hoje é praticado em muitos lugares do mundo, foi inventado na Costa Rica. Os vulcões em atividade também se tornaram boas opções de passeios turísticos. O mais importante deles é o Arenal, que está em atividade e tem erupções diárias. Esse estímulo aventureiro, aliado à atmosfera latina de romantismo, faz do país o destino perfeito para casais em busca de uma lua de mel um pouco menos monótona e por que não? mais caliente.
GASTRONOMIA
Na cozinha costarriquenha, os valores indígenas se preservaram, sobretudo na zona dos vales centrais. É uma culinária muito baseada no milho. Os pratos típicos mais populares nesta região são o bolo Crioulo, o frango preparado de maneiras diversas, o chocolate e as tortas. Em cidades como San José, Puntarenas e Limón, podem ser encontrados ótimos restaurantes tradicionais, além dos estrangeiros como italiano, francês, espanhol, asiático, entre outros.
ONDE FICAR
Four Seasons
Para casais que não gostam de arriscar, o Four Seasons é sempre uma boa pedida, mas esse aqui tem um algo a mais. Sua localização. Instalado numa colina costeira à beira de uma praia de areia dourada, o hotel conseguiu criar um ambiente em que o luxo e a simplicidade estão em perfeita harmonia. Com duas praias intocadas, um spa de técnicas indígenas, campo de golfe e a magia da floresta tropical, é um refúgio perfeito para os amantes da natureza, que não abrem mão de certos confortos e caprichos. Sua sofisticação está na qualidade do serviço, na boa cozinha, simples e natural, no mobiliário requintado e, é claro, nas paisagens inesquecíveis.
www.paradisus-playa-conchal.com
Paradisus Playa Conchal
Perfeito para os adeptos de grandes resorts, especialmente para os amantes do golfe, o Paradisus tem como prioridade a valorização das belezas naturais da Costa Rica. Localizado na província de Guanacaste, a menos de uma hora do aeroporto internacional, conta com 2.400 hectares de infraestrutura e natureza preservada.
Seus 406 quartos são espaçosos e decorados de maneira impecável, com todos os luxos que um viajante pode desejar. No restaurante, você poderá saborear o melhor da culinária asiática, italiana, mexicana e internacional. Para uma tarde de relaxamento, o spa do hotel oferece um variado menu de tratamentos, e sua piscina em estilo lago é um complemento perfeito para o descanso do corpo e da mente.
www.paradisus-playa-conchal.com
Arenas del Mar Beach and Nature Resort
Ele está exatamente onde a selva encontra o Pacífico. Suas instalações de luxo estão suspensas no alto do morro e são rodeadas por iguanas, macacos e pássaros raros. Não deixe de curtir a dois os encantos do fantástico ofurô com uma vista inesquecível do oceano, dos vulcões e das montanhas. O ambiente é acolhedor, romântico e permite que os hóspedes desfrutem as maravilhas da Costa Rica da melhor maneira possível.
Tabacon Grand Resort Spa Termal
Localizado no sopé do Vulcão Arenal, na região norte da Costa Rica, este hotel de 114 quartos oferece acomodações luxuosas e serviço caloroso num ambiente particularmente tropical. O grande atrativo do resort é seu spa, que além do vasto leque de massagens e tratamentos tradicionais é especializado em hidroterapias e terapias de lama vulcânica. É o hotel ideal para pombinhos em lua de mel, que querem iniciar o casamento com o pé direito e as energias renovadas. Lá os hóspedes serão guiados a um relaxamento profundo conduzido pelos elementos naturais da região. Para aprofundar ainda mais este processo, são realizadas sessões de ioga e técnicas de concentração antigas, como o Temazcal.
ATIVIDADES
Arvorismo
As práticas do arvorismo começaram na Costa Rica e se proliferaram pelo mundo. Lá é possível encontrar duas modalidades do esporte: a contemplativa e a acrobática. A primeira pode ser praticada nos teleféricos do Bosque Chuvoso da costa do Caribe e do Pacífico. Nesse passeio, o visitante poderá visualizar toda a selva e observar a diversidade da fauna e da flora locais.
A segunda é para quem curte esportes radicais. Os aventureiros ficam presos a um cabo de segurança, caminham sobre cordas de aço e equilibram-se em estribos. O Bosque Chuvoso conta ainda com um albergue suspenso formado por cabanas construídas sobre uma base de pedra em estilo rústico.
Cavalgada
Passeios a cavalo podem ser feitos em toda a Costa Rica. Durante as excursões, é possível observar pássaros, atravessar florestas tropicais, praias, parar em cachoeiras e lagoas. Um bom lugar para cavalgar é a província de Guanacaste.
Outra boa opção são os tours matutinos, que terminam no começo da tarde, nas montanhas da capital San José.
Lago Arenal
Atualmente é a principal reserva de água do projeto hidroelétrico mais importante do país. O lago tem uma grande superfície contornada por colinas e matas. A leste fica o vulcão Arenal, o mais famoso da Costa Rica. É um bom local para pesca de robalo e guapote, entre algumas outras espécies. Os amantes do windsurf consideram o oeste do lago Arenal um dos melhores lugares no mundo para a prática do esporte. Essa parte do lago costuma ser comparada ao Lago di Garda, na Itália, e ao Rio Columbia, que passa pelo Canadá e pelos Estados Unidos. Durante a estação seca, os ventos atingem 33 milhas por hora, uma velocidade que só windsurfistas experientes podem enfrentar.
Mergulho
Repleta de corais, animais marinhos e águas limpas, a Costa Rica tem muitos pontos indicados para a prática de mergulho. Na costa caribenha, as melhores opções são o Puerto Viejo, Cocles, Uva, Limon e ilha de Uvita. Na pacífica, El Coco, Ocotal, Praias Hermosas, Ilha Santa Catalina, Reserva Nacional de Vida Selvagem de Curu, Parque Nacional Manuel Antonio e a Ilha Caño. Durante o mergulho, os visitantes poderão se deparar com raias, tartarugas-marinhas, peixes coloridos, formações de corais, golfinhos e até baleias.
Parque Nacional Tortuguero
O parque é um famoso ponto de desova das tartarugas-marinhas e área de acasalamento de algumas espécies de animais, como as lontras e os crocodilos.
Surf e Kayaksurf
Os mais de 1.200 quilômetros de costa são procurados por surfistas do mundo inteiro. O país conta com praias de ondas grandes, indicadas para profissionais, e médias e pequenas, para surfistas de fim de semana. Entre as 41 praias, os melhores "picos" para o surf são.. Ao norte e ao sul da costa pacífica: Guanacaste Potrero Grande, Playa Naranjo, Playa Grande, Tamarindo, Playa Langosta, Avellanas, Playa Negra e Nosara.
Na região ao centro da costa pacífica: Boca Barranca, Tivives, Hermosa e Matapalo Pavones. Ao norte e ao sul da costa caribenha: Playa Bonita, Cahuita, Puerto Viejo, Cocles e Manzanillo.
Rio Corobicí
A Costa Rica é um dos melhores locais do mundo para a prática do rafting. São quase 800 quilômetros de rios que deságuam no oceano Pacífico e no mar do Caribe. No tranquilo rafting do Rio Corobicí, é possível observar a mata ciliar e os animais nas margens.
Rio El General
O Rio El General têm corredeiras de classe III e IV, excelentes para a prática de rafting. Algumas operadoras locais fazem expedições de três dias pelo rio. O período entre setembro e novembro é o melhor para navegá-lo.
Rio Naranjo
Também em busca de aventura, os visitantes podem descer o Rio Naranjo, nos arredores de Quepos, com natureza selvagem e corredeiras de classe III e IV. A melhor época é de junho a novembro.
Texto: Clara Caldeira