Bali poderia ser apenas outra das mais de 13 mil ilhas que formam a Indonésia, mas não é. Principal polo turístico do país, atrai visitantes de todo o mundo com a riqueza de sua cultura e as maravilhas naturais que a cercam. O povo balinês passou, de geração para geração, a antiga cultura local, que se perpetuou, renovou e resultou na preservação das antigas tradições e costumes rituais. Dança, escultura, música, pintura e trabalhos em couro e metais são apenas algumas das muitas habilidades desenvolvidas ao longo dos séculos pelos habitantes da ilha.
Com uma área de 5.700 km2 e uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, Bali possui quase a totalidade da pequena população indu da Indonésia, país de maioria muçulmana. O induísmo praticado por lá é o Agama Hindu Dharma, bem diferente do que predomina na Índia, uma mistura do hinduísmo, budismo, javanismo e antigas crenças indígenas.
Mas as atrações não param por aí. Além do lado espiritual, Bali é uma ótima representante de uma atividade um pouco mais materialista, porém essencial para uma viagem completa: as compras. Os preços de trabalhos em prata, tecidos e objetos exóticos são tentadores, mas fica uma dica. Existem lojas com preços tabelados onde só se consegue no máximo 10% de desconto, mas é um hábito local, assim como na maioria dos países do oriente, superfaturar os preços para que sejam negociados. Cinquenta por cento de desconto é mais ou menos a média do que é possível conseguir com uma boa conversa.
ONDE FICAR
Aman
O Aman possui três bases na ilha. O Amandari, o Amankila e o Amanusa. O cenário único de cada um dos hotéis pode ser apreciado individualmente ou combinado aos demais em um seven-night Aman Bali Experience, uma verdadeira peregrinação hoteleira, que inclui atividades especialmente selecionadas em cada uma das instalações.
Próximo ao centro artístico de Bali e à região montanhosa do norte, o Amandari conta com 30 suítes com telhado de palha. As instalações incluem uma piscina de 32 m, quadra de tênis, ginásio e um spa com diversas opções de massagens e tratamentos de beleza.
No Amankila as 34 suítes são elevadas para aproveitar a vista espetacular do Estreito de Lombok. Seu Beach Club conta com oito instalações privativas e oferece uma enorme variedade de esportes aquáticos como mergulho, passeios de barco e windsurfe.
Já o Amanusa é uma estância isolada a apenas 15 minutos do aeroporto e próxima das áreas comerciais de Kuta, Sanur, Legian e Seminyak, onde a vida noturna é mais agitada. Entre uma grande variedade de atividades, os hóspedes poderão jogar golfe num dos melhores campos da Indonésia, localizado bem ao lado do resort.
Bvlgari
Luxo e contemporaneidade em hotelaria. Esta é a filosofia dos hotéis Bvlgari pelo mundo afora. Localizados em lugares superexclusivos contam sempre com design arrojado e serviço de primeira linha, e em Bali não é diferente.
Misturando o estilo tradicional balinês com design italiano contemporâneo, o Bvlgari Resort, em Bali está localizado perto da aldeia de Pecatu e da impressionante falésia onde está instalado o templo de Luhur Pura Uluwatu, na ponta do sudoeste da ilha.
Posicionado em mais de 150 metros acima do nível do mar, o resort oferece vistas inigualáveis do Oceano Índico. Projetado pelo escritório do arquiteto Antonio Citterio, o hotel é uma espécie de interpretação contemporânea da concepção tradicional de Bali, com os indispensáveis toques Bvlgari.
Four Seasons
A rede de hotéis conta com dois resorts em Bali, o Four Seasons Resort Bali em Jimbaran Bay e o Four Seasons Resort Bali em Sayan. O primeiro é constituído por uma ampla e elegante villa privada em estilo balinês. Os quartos ficam bem distantes uns dos outros e suas piscinas privativas são um convite a um mergulho relax com direito à fantástica vista do topo da colina.
Já o Four Seasons Resort Bali em Sayan é uma espécie de santuário de luxo. Amplas e confortáveis, as suítes foram construídas em meio à vegetação selvagem. No topo da construção, uma imensa piscina repleta de flores de lótus inspira a paz de espírito e serenidade.
Alila Ubud Bali
O Alila Ubud (anteriormente conhecida como The Ubud Chedi) é um refúgio montanhês tranquilo e isolado, localizado na beira do vale do rio Ayung. A poucos minutos de Ubud, o coração cultural da ilha, o resort combina design contemporâneo e a tradicional arquitetura balinesa de maneira harmônica. Grandes pátios, terraços e jardins privados criam um ambiente íntimo e relaxante.
PASSEIOS
Templos
Não deixe de visitar ao menos um templo religioso em Bali. Além de ensinar muito sobre a cultura desse povo, a visita é também uma aula de arte e arquitetura. Duas boas dicas são os templos de Tanah Lot, construído sobre rochas e com um belíssimo por-do-sol, e o templo de Uluwatu, que fica sobre uma imensa falésia onde é realizada a dança do Kecak com o sol se pondo ao fundo. Outra opção é o templo de Ulun Danu, ao lado do lago Bratan, ou ainda o Sangeh que fica ao lado da floresta dos macacos. Por fim, não devem deixar de ser visitados o templo de Taman Ayun e o Besakih, o maior de todos (o templo mãe), que fica no pé do vulcão Agung.
Vila dos Artesãos
Em bali cada vila tem uma especialidade, por isso vale a pena fazer um tour para conhecer o melhor de cada arte. A vila de Ubud é a vila dos pintores. Na vila de Celuk está a maioria dos artesãos de prata. Em Butubulan ficam os escultores de pedra. E finalmente, os escultores de peças de madeira, uma das artes mais incríveis de Bali, são encontrados na vila de Mas.
Por-do-sol
Para um por-do-sol romântico, vá ao bar e restaurante Kudeta, na praia de Semyniak. Com uma decoração sóbria e minimalista, a casa oferece um espaço muito agradável aos seus clientes, a poucos metros do mar. O serviço, assim como o petisco, é de primeira e o ambiente, bem descontraído.
Texto: Clara Caldeira