Safari na África do Sul
Para fugir do óbvio e proporcionar a seus filhos uma viagem inesquecível

Cansado do Mickey, das montanhas russas apavorantes e do gorduroso fast-food? Não tem problema! As férias com os pimpolhos podem ser bem diferentes. O destino? África do Sul! A atividade? Safáris. Não tem erro! As crianças vão ficar eufóricas ao ter contato direto com animais que até então só viam na televisão. Elefantes, búfalos, porcos selvagens, zebras, pássaros, hipopótamos, girafas e a lista não para por aí. Esses serão os protagonistas dessa viagem inusitada de tirar o fôlego dos baixinhos e dos grandinhos também.

 
Um dos melhores lugares para fazer safáris é a região de Port Elizabeth, uma área livre de malária, onde são agendados os passeios. Partindo da Cidade do Cabo você pode seguir de carro por um trajeto de 316 km, batizado de Garden Route (rota jardim), passando por parques e cidades costeiras. Única estrada que costeia os oceanos Atlântico e Índico, é o trecho mais caro do litoral sul-africano, com condomínios de luxo e praias recortadas por montanhas.

 

Addo Elephant National Park


Ao chegar a Port Elizabeth, uma boa opção de hospedagem é o Gorah Elephant Camp, um belo lodge com apenas 11 tendas e uma área comum sofisticada dentro do Addo Elephant National Park. A paisagem do lugar é impressionante e, se tiver sorte, você já vai poder se aproximar de animais como elefantes e macacos, que brincam livremente pela região. Agende um passeio com os guias da região e parta para o seu primeiro safári.
www.hunterhotels.com/gorahelephantcamp/
www.sanparks.org/parks/addo/


Shamwari


A 72 km de Port Elizabeth fica Shamwari, uma outra reserva. Para se hospedar, procure o charmoso Long Lee Manor, um dos lodges que aceitam crianças. Os quartos ficam em um belo casarão com vários anexos, ao redor de um gramado com piscina e vista para a savana. Lá é possível agendar um outro safári, para procurar outros animais que não tenha visto no primeiro. Afinal, a quantidade de bichos que será avistada depende, além da época do ano e da qualidade dos guias, de um outro componente um pouco menos previsível: a sorte!
www.shamwari.com

 

Outros passeios..


Além dos safáris, muitos outros passeios interessantes podem ser feitos na África do Sul. Vale a pena passar um tempo na Cidade do Cabo. Lá podem ser encontradas atrações de todos os tipos como praias, ondas, esportes radicais, shoppings e vinícolas.


Two Oceans Aquarium: é um dos melhores aquários do mundo e fica na Cidade do Cabo. Além das tartarugas e peixinhos coloridos, as crianças vão adorar os assustadores tubarões.
www.aquarium.co.za 


Cape Union: uma superloja de tênis e artigos esportivos com preços até 50% mais baratos que os do Brasil. Vale uma visita!
www.capeunionmart.co.za


Cabo da Boa Esperança: o trajeto até lá rende várias paradas, como Camps Bay e a Montanha dos Doze Apóstolos, que tem visuais de cair o queixo. Na marina de Hout Bay é possível pegar o barco Circe que leva a Seals Island. Lá moram centenas de leões-marinhos que, além de grandes e desajeitados, são muito simpáticos.
www.circelaunches.co.za 

 
Quando retornar ao trajeto, uma boa ideia é ir pela Chapman’s Peak Drive, considerada a estrada mais bonita do mundo, onde foi rodado o filme 007 – Um novo dia para morrer. Seguindo por ela chega-se à praia dos pinguins, onde centenas deles nadam e se divertem muito à vontade.


Por fim, quando chegar a Cape Point, no Cabo da Boa Esperança, um bondinho levará os visitantes até o farol. A vista é deslumbrante! De um lado, o oceano Atlântico e, do outro, o Índico, além dos ousados babuínos que se aproximam dos turistas em busca de comida.
www.capepoint.co.za


Table Mountain: além da região vinícola de Stellenbosch, é nessa região que fica a ONG Cheetah, que cuida de guepardos precisando de tratamento. Da até para fazer carinho nos animais.
www.cheetah.co.za/contact
www.tablemontain.net

 

Dicas..


Quando ir: a melhor época para os safáris é agosto, setembro e outubro, quando a vegetação da savana não está tão densa e fica mais fácil avistar os animais.


Como ir: a South African Airways voa diariamente de São Paulo a Johannesburgo, a viagem dura até oito horas e meia.

 
Como pagar: a maioria dos cartões de crédito é aceita na ilha, mas seu uso é um pouco restrito em áreas não urbanas. Para passear em bairros como Soweto em Johannesburgo, é bom levar dinheiro vivo.


Como se proteger: não se esqueça da vacina contra a febre amarela, que deve ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem. E consulte um médico sobre a necessidade de medicar as crianças contra a malária, o que é preciso para quem visitar as reservas de Mpumalanga, Limpopo e KwaZulu-Natal.


Texto: Clara Caldeira






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Kids