Helena Montanarini é consultora de moda e estilo e há 20 anos freqüenta Punta Del Este. Depois de tanto tempo acompanhando os crescimentos e as mudanças do balneário, virou referência quando o assunto é Punta. Confira suas dicas e sugestões para aproveitar ao máximo a viagem.
“Punta Del Este sempre foi minha referência de estilo de vida. Ao longo destes anos fiz vários amigos locais e desbravei lugares incríveis.”
“O balneário, antes reservado aos uruguaios e argentinos, hoje é ponto de encontro do jet set internacional e dos brasileiros, que descobriram este paraíso nos últimos anos.”
“O boom imobiliário está trazendo movimento e novos negócios para a pacata cidade portuária, mas pode também acabar com algumas características típicas do lugar.”
“Quando se fala em Punta Del Este estamos falando em 3 Puntas diferentes e com características próprias : Punta cidade, Punta praia e Punta campo, o que torna interessante vivenciar a cada dia uma ou mais facetas da cidade.”
“Punta Del Este pertence província de Maldonado e tem a forma de uma península. Na ponta desta península estão o charmoso porto e a antiga cidade. De uma lado da península temos a praia mansa, banhada pelo rio Negro e do outro lado a praia Brava, com ondas fortes características do oceano Atlântico.”
“Como o Uruguai está no sul da América Latina tem as 4 estações bem definidas, mas é no verão que a cidade chega ao seu ápice e tudo acontece. No inverno gosto de vivenciar o lado intimista da cidade e o campo ao redor. Os dias em Punta são longos. Ao amanhecer a temperatura é ideal para caminhar nas ramblas, na península ou nos bosques de São Rafael.”
“Na hora de fazer a mala lembre-se que Punta é um balneário e dispensa saltos altos, roupas urbanas e cores sombrias. Como referência, o estilo esporte chique do estilista Ralph Lauren.”
“A hora mais lotada das praias é após o almoço, quando o sol está forte, e ele só se põe quase às 9 da noite, o que torna o dia bem proveitoso. Ver o pôr do sol é outro programa na cidade. Os melhores lugares são perto do porto, na casa Pueblo de Carlo Villaro, ao som de música clássica e poemas recitados ou na praia Jose Ignácio.”
“Depois do pôr do sol é hora de se preparar para a noite, que não começa antes das 11 horas. As opções são muitas. Jantar com amigos, ir ao cinema ou ficar tranqüila somente olhando as estrelas brilharem no céu Puntenho.”
Confira os restaurantes e hotéis preferidos de Helena Montanarini.
“O melhores hotéis são o Hotel Las Piedras - Fasano, a Pousada Casa Zinc e, no inverno, o Hotel L’Auberge.”
“Além dos tradicionais restaurantes, a cada ano abrem novos locais, as vezes não da para conhecer todos na mesma temporada. No inverno é melhor consultar se estão abertos antes de ir.”
“Meus preferidos são o Las Piedras (Fasano Hotel), El Abrazo e El Armazen (Manaciales), La Huella (Jose Ignácio), Si mi Querida (Maldonado), El Chancho y La Coneja (El Tesoro e La Barra), Flo Café & Bar(Barra) e Parador la Caracola (informações e reservas no La Huella).”
“No inverno prefiro o L’Incanto, o Bungalow Suizo, o Andres e o La Huella, que abre somente na sexta e no sábado (um charme as mantas nas cadeiras).”
“As lojas mais interessantes estão na Caje 10, na Península e em Mananciales-Barra. Não deixe de ver os vestidos brancos vintage da Kallalith e as malhas da Bajo el Alma, em Jose Ignácio.”
“Se o que você procura são objetos para casa e decoração vá à 3 Mundos, ao Post Trading (Bairro El Tesoro e La Barra) e à loja Mutate (Jose Ignácio).”
“Outros passeios que não podem ficar de fora do roteiro são o Pueblo Garzon, a Fundation Pablo Atchugarry (Ruta 104), a Galeria Sur e a cidadezinha de San Carlos. Também são imperdíveis as cavalgadas organizadas pelo Haras Godiva de Carolin Mallmann, para lá de chique!”