Ana Lucia Serra
A publicitária revela os segredos e as maravilhas de Cartagena, na Colômbia

Cartagena é uma das cidades coloniais mais impressionantes da Colômbia. Em 1984 foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e chegou a servir de cenário para as histórias de "O Amor nos Tempos do Cólera" e "Do Amor e Outros Demônios", de Gabriel García Márquez.

Fundada em 1533, era um porto de localização estratégica e logo se tornou pivô de disputas entre piratas ingleses e franceses. Em resposta aos ataques, os colonizadores espanhóis resolveram fortificar a cidade murando-a e construindo diversos fortes na região. Mas o tempo passou e Cartagena cresceu além da muralha, tornando-se uma das principais cidades colombianas, com cerca de 850.000 habitantes.

Conversamos com Ana Lúcia Serra, publicitária e sócia-proprietária da agência Age, sobre sua recente viagem a Cartagena. Logo no início da entrevista a primeira impressão que ela colocou sobre a viagem foi:

”Antes de ir minha expectativa era zero, eu não sabia o que esperar, mas Cartagena se revelou uma surpresa agradável, muito agradável.”

Convidada por amigos colombianos a conhecer a região, Ana Lúcia se hospedou no Sofitel Santa Clara, segundo ela o melhor hotel da região. Instalado num antigo convento do século XVII, na parte murada da cidade, o Santa Clara oferece o luxo e a sofisticação de um Sofitel, sem abrir mão da atmosfera e das tradições da cidade.
www.hotelsantaclara.com

Segundo a publicitária a parte murada é a mais interessante da cidade. O único empecilho é a distancia das praias. São pelo menos 40 minutos de barco até as ilhas que oferecem faixas de areia para um banho de sol e águas apropriadas para mergulho.

Mas mesmo com a distancia, a localização vale à pena. É no centro que se concentram a grande maioria dos restaurantes, hotéis, bares, lojas, construções históricas e infra-estrutura turística. Uma boa opção para conhecer melhor o lugar são as charretes, que poderão levá-lo para um delicioso passeio.

Se a fome apertar, não se aflija. Ana Lucia deu a dica dos três melhores restaurantes de Cartagena. O primeiro, o La Vitrola, fica na Calle Baloco (Centro). Ele é bem típico e especializado na culinária local, baseada principalmente em peixes e frutos do mar.

O segundo, o Dom Juan, fica na Calle Del Colegio e é o melhor de todos, na opinião da publicitária. Perfeito para um jantar sofisticado, oferece aos clientes o melhor da culinária internacional num ambiente de muito bom gosto. E por fim o 8-18, fica na Calle Castelbondo e conta com um ambiente um pouco mais descontraído e um público descolado.

Para a sobremesa, Ana Lúcia aconselha o Portal Del Dulces. Ele fica numa praça, também na parte murada da cidade, e é uma atração à parte. O lugar fica lotado de barraquinhas que vendem todos os tipos de doces, desde os típicos da região aos mais comuns internacionalmente. Você encontrará pastéis, bolos, chocolate puro, misturado com coco, goiabada, banana da terra frita e uma infinidade de ingredientes exóticos.

Não quer sair da dieta? Sem problemas! Pela cidade toda, vendedoras de frutas frescas caminham em seus trajes coloridos, equilibrando a mercadoria na cabeça. Além de comprar as frutas, é uma prática comum tirar fotos das moças, na tentativa de captar a beleza das cores das frutas e de suas roupas. Só não se assuste quando, após os cliques, elas lhe estenderem a mão cobrando pelo “serviço”.

Quando o assunto são compras, Cartagena também não deixa a desejar. Ana Lúcia nos revelou que a cidade conta com artesanato de excelente qualidade, especialmente as peças feitas com pérolas, ossos e chifres. A região também é famosa no mundo todo pela qualidade e bons preços de suas esmeraldas. O melhor lugar para comprá-las é a loja Lucy – Jewelry, localizada na Calle Santo Domingo, no centro.

Ana Lúcia Serra foi entrevistada por Clara Caldeira e Camila Bauducco
Transcrição e texto: Clara Caldeira






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