Esqueça Aspen e Bariloche. Eleito no ano passado como melhor destino para aficionados por neve nas Américas pelos exigentes leitores da revista Skiing, Whistler continua em evidência. Situada na base das duas montanhas mais altas da América do Norte, Whistler Mountain e Blackcomb Mountain, esta é considerada a maior estação de esqui do Canadá. A 120 quilômetros de distância de Vancouver, conta com mais de 200 pistas em mais de 2.800 hectares de terreno esquiável.
Não é à toa que o vilarejo foi escolhido para sediar, ao lado de Vancouver, as Olimpíadas de Inverno de 2010. Em dezembro do ano passado foi inaugurada a gôndola Peak 2 Peak, ligando os picos das montanhas Whistler e Blackcomb. O novo teleférico é o maior do mundo e levará os turistas de uma montanha à outra em 11 minutos, num percurso de 4,4 quilômetros a até 415 metros de altura.
Mas nem só de esqui se faz um destino ideal. A estação oferece uma rede de hospedagem para todos os gostos. O vilarejo esbanja charme e conta com dezenas de restaurantes, lojas, pubs, butiques, galerias de arte, lojas de decoração e empresas que organizam passeios e programas de aventura.
Onde Ficar:
Fairmont Chateau Whistler
Localizado na base da Blackcomb Mountain, o Fairmont é a definição perfeita de um hotel de luxo nas montanhas. Ele fica dentro da área de resorts para esqui da Upper Village, a cinco quadras de distância da Whistler Village e o Whistler Convention Centre. Em seus 12 andares estão distribuídos os 550 quartos equipados com móveis de estilo inglês, edredons de pena de ganso, minibar, cafeteira, TV via satélite e acesso a um lounge privativo com internet gratuita.
O restaurante Wildflower oferece uma variada carta de vinhos canadenses e internacionais e um cardápio inovador, que apresenta aos visitantes a culinária regional. O Portobello trabalha com pratos mais casuais como pizzas, sopas, sanduíches e massas. No Mallard Lounge and Terrace você poderá encontrar especialidades de martínis e uma sala para charutos especialmente ventilada.
No health club os hóspedes podem escolher entre a piscina coberta e a descoberta. A descoberta tem raias e conta com tubulação para música subaquática. No fitness center estão as saunas seca e a vapor, três quadras de tênis descobertas e um spa com salas de tratamento privativas.
Four Seasons Whistler
Também localizado na Upper Village, o Four Seasons conta com 240 confortáveis apartamentos. Os quartos são equipados com todos os requisitos de um hotel de alto luxo, além da lareira e das varandas privativas com vistas deslumbrantes.
Seu incrível Spa está cercado pela beleza das montanhas nevadas e oferece tratamentos de ponta tanto de beleza quanto de relaxamento. A maioria dos produtos utilizados é natural, extraída de frutas frescas e flores selvagens. São 14 espaços de terapia privativos, incluindo salas de ducha, de massagem, sauna de eucalipto, além dos serviços de manicure e pedicure.
Em seu restaurante, o Fifty Two 80 Bistro, o ambiente é elegante e acolhedor, e o cardápio, de dar água na boca. Os pratos misturam ingredientes locais de cada estação com clássicos da gastronomia internacional e são combinados com vinhos de diversas partes do mundo. Para terminar, as deliciosas sobremesas quentes são feitas na hora na pastelaria caseira do próprio hotel.
Onde Comer:
Bearfoot Bistrô
No Bearfoot é possível desfrutar de um jantar cinco estrelas num ambiente elegante e ao mesmo tempo descontraído. No cardápio, você encontrará o melhor da culinária canadense moderna. Na adega está uma das mais impressionantes coleções de champagnes e vinhos da América do Norte, que podem ser degustados à mesa ou no sofisticado Champagne Bar.
Mountain Club
Depois de consagrado em Vancouver como Ocean Club, o restaurante emplacou novamente em Whistler, agora como Mountain Club. Assim como o Bearfoot também aposta na moderna cozinha canadense e em produtos frescos e sazonais, e sua carta de vinhos causa inveja a qualquer colecionador. Na decoração, cores quentes e materiais naturais dão o tom de simplicidade e elegância, que agrada aos gostos mais diversos.
Crystal Hut
Instalado no topo da Blackcomb Mountain, o Crystal Hut é uma aconchegante cabana de madeira que serve delícias caseiras num dos lugares mais inóspitos do mundo. É o local perfeito para um jantar de fondue e tortas de frutas à luz de velas, ao lado de um fogão à lenha que deixa o ambiente ainda mais quentinho e acolhedor.
Passeios:
Coast Range
É uma das companhias que levam grupos para sobrevoar picos nevados e desembarcar em pontos remotos. Depois que os praticantes descem esquiando, o helicóptero os leva a outro ponto, e assim sucessivamente. A Coast Range tem os melhores helicópteros, mas só forma grupos de até cinco pessoas.
Whistler Heli-skiing
Trabalha da mesma forma que a Coast Range, mas costuma formar grupos maiores e aceita esquiadores sem experiência em esquiar fora das pistas. Os pacotes básicos incluem quatro descidas.
Canadian All-Terrain Adventures
Para quem cansar do esqui e quiser tentar outros passeios, esta companhia organiza trilhas com snowmobile. Um misto de moto com 4x4, que cruza montanhas e lagos congelados com facilidade. São vários níveis de passeios, dos mais fáceis, para iniciantes, aos mais radicais.
Texto: Clara Caldeira