Turks & Caicos
Um arquipélago repleto de histórias, belezas naturais e hotéis de luxo

Localizado ao leste das Bahamas, o arquipélago de Turks and Caicos, que na verdade é a junção de dois arquipélagos o Turks e o Caicos, conta com o melhor que o Caribe tem a oferecer. Composto de 41 pequenas ilhas (cays), das quais apenas oito são habitadas, o território fica 160 quilômetros ao norte da República Dominicana. Lá estende-se um dos maiores recifes de coral do mundo em meio aos 370 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas. Como se não bastasse, a região é repleta de hotéis luxuosos para todos os gostos! É só escolher!

PROVIDENCIALES

Providenciales, ou Provo, é a principal ilha do arquipélago de Turks and Caicos. Lá está localizado o aeroporto internacional, o mais importante da região, além de um grande número de hotéis, cafés, galerias de arte e restaurantes. É lá também que fica o único campo de golfe da região.

Mas, além dos atrativos construídos pelo homem, Providenciales também se destaca pelas belezas naturais. Alguns chegam a dizer que a praia de Grace Bay, conhecida por não ter nenhuma pedra, no mar ou na areia, é a melhor do mundo.

Em Smith's Reef os mergulhadores podem ter a rara experiência de andar pelo leito do oceano com placas submarinas que desenham o ecossistema do recife. Como se não bastasse, Provo tem ainda oito parques nacionais, além de diversas reservas naturais e monumentos históricos.

Gansevoort

Uma das melhores opções de hospedagem na ilha é o Gansevoort Turks and Caicos, um refúgio com vista para o mar de todos os quartos. Do hipnótico azul turquesa das águas floresce uma enorme variedade de organismos marinhos, criando um cenário perfeito para o mergulho e os esportes aquáticos. Seus 91 quartos definem um novo padrão de luxo e estilo, sem formalidades, combinando o estilo clássico do Caribe com um toque contemporâneo.

www.hotelgansevoort.com

Amanyara

No Amanyara (hotel do grupo Aman), também localizado na ilha de Providenciales, a contemporaneidade da construção está em harmonia com as belezas naturais. Pavilhões e vilas estão espalhados por entre a vegetação tropical e as lagoas, suspensos por uma pedra imensa bem na beira do mar.

As acomodações têm projetos semelhantes umas das outras, mas a decoração as diferencia. Em todas elas, o telhado excede os limites da casa, criando áreas sombreadas nos terraços, acessíveis através de grandes portas de vidro deslizantes, que abrem para capturar a brisa do mar. Uma arquitetura pensada especialmente para a região.

www.amanresorts.com/amanyara

Resort Beaches

Para quem pensa em viajar em família, o Resort Beaches, também instalado em Provo, tem acomodações especiais. Além de toda a infraestrutura de um resort de alto luxo, ele oferece atrações especiais para as crianças, como a incrível ilha pirata. Os monitores cuidam dos pequenos com toda a segurança enquanto os pais desfrutam das maravilhas da uma ilha paradisíaca.

www.beaches.com

Nikki Beach

Construído sobre uma faixa de areia na ponta isolada da ilha de Providenciales, este extraordinário resort oferece acomodações exclusivas e uma atmosfera tranquila e reservada. Seu playground tem quase 500 acres e a enorme marina para iates é ecologicamente correta, foi construída de forma a preservar a vida marinha ao seu redor. Suas 48 suítes de luxo têm um ar elegante e moderno, com decoração residencial e vista para o mar de todos os quartos.

No café e no restaurante Nikki são servidos pratos bem diferentes, que proporcionam uma experiência gastronômica inusitada. Cada dia da semana tem sua especialidade, como o Sábado Seafood Grill e o Domingo Brunch. Reserve uma mesa com vista para o mar na área da piscina e aproveite!

http://nikkibeachhotels.com/turks

PARROT CAY

Nesta ilha, localizada na parte norte do arquipélago, fica o sofisticado hotel, também chamado Parrot Cay, famoso por ser frequentado por celebridades. O estabelecimento acrescenta aos mil hectares de natureza intocada um serviço de primeira qualidade para livrar os hóspedes de qualquer preocupação. Lá você encontrará um premiado Spa, gastronomia de primeira e quartos de frente para a praia com piscinas privadas.

www.parrotcay.como.bz

DELLIS CAY

Recentemente adquirida por Cem Kinay, presidente do prestigiado grupo The O Property Collection, a ilha de Dellis Cay está sendo transformada num idílico destino turístico de luxo. Para a realização do projeto, com abertura prevista para 2010, foi escolhido um grupo composto por aclamados arquitetos e designers.

Além do hotel Mandarin Oriental, com suas incríveis e luxuosas instalações, estão sendo construídos 124 villas, 154 residências, um Spa, uma marina e inúmeros restaurantes. Cada um dos complexos será assinado por um arquiteto de renome como Piero Lissone, Shigeru Ban, Carl Ettensperger e Zaha Hadid.

www.delliscay.com

Outras Ilhas..

EAST CAICOS

Uma das muitas ilhas desabitadas do arquipélago é conhecida por suas plantações, ruínas e achados arqueológicos. Existem várias cavernas perto de Jacksonville, onde esqueletos e artefatos como peças de cerâmica e tigelas foram encontrados. A ilha conta também com quilômetros de praias perfeitas para os aventureiros e belas paisagens vistas do ponto mais alto de Turks e Caicos.

GRAND TURK

É o centro administrativo e político do arquipélago, com Cockburn Town como sua capital. Lá fica o Museu Nacional de Turks e Caicos, que detém alguns fascinantes artefatos do naufrágio conhecido como o mais antigo de que se tem registro. Grand Turk é também amplamente conhecida como um dos dez principais destinos de mergulho do mundo.

MIDDLE CAICOS

Também conhecida como Big Caicos, possui menos de 300 moradores. Esta é a maior e menos habitada ilha do arquipélago, proporcionalmente. Uma imensa pedra calcária ergue-se cerca de 125 pés acima do nível do mar, criando dramáticas falésias sobre a costa norte e um sistema de cavernas interior.

NORTH CAICOS

Graças às abundantes chuvas, esta ilha é conhecida por ter o mais belo jardim natural do arquipélago. Lá amantes poderão ver um grande bando de flamingos e os pescadores encontrarão riachos cheios de bonefish. Mas não se esqueça de levar água e um lanchinho, pois esta tranquila ilha ainda não tem nenhuma estrutura turística.

PINE CAY

Um isolado recife de coral com nove quilômetros de trilhas e praias intocadas. Com um ar pacífico e amigável, esta ilhota não permite a circulação de automóveis ou bicicletas. Lá fica o prestigiado Club Meridian e seu pequeno quadro de casas e sazonais.

SALT CAY

Pouco mudou em Salt Cay desde 1900, quando a indústria de sal estava a pleno vapor. Os edifícios, as salinas, os moinhos de vento e os artefatos essenciais para a produção de sal, tal como a pequena população de menos de 100 habitantes, continuam iguais.

SOUTH CAICOS

Coração da indústria pesqueira, é também o local da Regata realizada anualmente. Paraíso para mergulhadores, snorkelers e similares, suas baías de areia branquinha estão protegidas das ressacas.

WEST CAICOS

Atualmente desabitada, esta ilha é um retiro exclusivo com vistas maravilhosas e uma enorme variedade de vida selvagem. Outro atrativo é o famoso paredão de 7 mil pés, por onde desce uma incrível cascata.

www.myturksandcaicos.com

Texto: Clara Caldeira






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Destino do mês