Charmosa e envolvente, Buenos Aires conserva, ano após ano, crise após crise, sua fama de pedacinho da Europa na América Latina. E não é à toa. Nos meses de junho a agosto o clima temperado faz os termômetros despencarem, podendo até mesmo nevar. Mas os atrativos não acabam aí. São muitos os aspectos interessantes na cidade. Desde a arquitetura e as artes, até a gastronomia, a música e é claro, as desejadas comprinhas.
Andar pelas ruas da capital portenha é como voltar no tempo. A conservação das construções históricas é notável. Os prédios antigos se alternam aos contemporâneos numa harmonia surpreendente. Pelas ruas de Buenos Aires é possível observar a arquitetura da virada do século ainda em perfeito estado, num estilo que remete ao modelo parisiense de cidade.
Onde ficar:
As opções de hospedagem em Buenos Aires são muitas. Há os hotéis tradicionais como o Alvear Palace Hotel, ideal para aqueles que vêem um toque do estilo francês do século XVII como sinal de luxo, mas não abrem mão da tecnologia e do serviço de alto nível do século XXI. Já o Palácio Duhau-Park Hyatt rompeu com o padrão cinco-estrelas dos hotéis do tradicional bairro da Recoleta. É refinado, extremamente contemporâneo e sem extravagâncias.
Mas os novos empreendimentos no ramo da hotelaria não ficam para trás. Situado na entrada da Plaza de Mayo, o NH City Hotel apostou numa decoração ultra contemporânea no interior, preservando a fachada do prédio, que data de1931, no mais genuíno estilo art deco.
Na mesma linha há também o Esplendor de Buenos Aires. Por fora, um prédio neo-renascentista italiano de 1889 com influencia francesa. Por dentro, o estilo minimalista foi idealizado por arquitetos locais, que optaram por usar somente materiais argentinos na decoração.
O 725 Benos Aires, perto do Obelisco e da Plaza de Maio, é um hotel para urbanoides convictos. O prédio de 1923 foi projetado pelo renomado arquiteto Alexander Bustillo. Cada um dos 192 quartos ostenta, além de uma peça ícone como a cadeira cisne de Arne Jacobsen, trabalhos de artistas locais.
E por fim, o aclamado Faena Hotel Universe, idealizado por Alan Faena, um jovem ativista da indústria fashion. O empreendimento superou o design usual dos hotéis. Entre seus diferenciais estão o gerente, que atua também como guia turístico e o luxuoso cabaré onde acontecem shows de tango. As apresentações são famosas e remontam a história do gênero, desde o seu começo na virada do século, até a visão vanguardista de Piazzola.
Onde comer:
Casa Cruz, um dos restaurantes mais badalados de Buenos Aires, chama a atenção pelo misto de despojamento e requinte. O que faz dele uma opção impactante é a combinação de características quase opostas. A sofisticação do menu e a suntuosidade do ambiente contrastam com o ar descolado do staff, composto por jovens modelos, calçando tênis All Star.
Para um jantar dançante a melhor pedida é sem sombra de dúvidas o Sucre. O ambiente é moderno e a cozinha contemporânea. O cardápio é composto por pratos elaborados com toques do cotidiano, com destaque para os grelhados. Uma boa opção é o salmão rosado com purê rústico sobre azeite de trufas.
Já o Fervor, inaugurado recentemente, ainda não é muito conhecido, mas não deixa a desejar. O restaurante tem o nome de um dos livros de Jorge Luís Borges: Fervor de Buenos Aires. No cardápio, peixes e carnes na brasa, mas a melhor aposta é a parrillada de frutos do mar.
Passeios:
Puerto Madero tem que estar no roteiro de qualquer turista. Em 1989, os 170 hectares de galpões abandonados do antigo porto foram revitalizados, reincorporando o rio à cidade. Por meio de licitações públicas, os depósitos de grãos foram transformados em estabelecimentos comerciais. Lojas, restaurantes e cafés se instalaram às margens do Prata, emprestando-lhe novas cores e sabores.
Outro aclamado ponto turístico é o bairro Palermo Soho onde há uma imensa concentração de lojas, bazares e brechós. Os casarões, restaurados para abrigar o comércio, explodem numa enorme diversidade de modelos para todos os bolsos e gostos. É possível encontrar na região uma série de ateliês de estilistas principiantes e consagrados, que fazem do bairro um pólo da moda e do design alternativos.
Todos os domingos acontece em Buenos Aires a feira de San Telmo. O bairro, composto por ruas de paralelepípedo e casarões do século XVIII e XIX, serve de cenário para esse grande evento. Além da feira de antiguidades na Plaza Dorrego, o local abriga uma enorme variedade de restaurantes, lojas e barracas. A trilha sonora fica por conta dos músicos de rua, que se agrupam a cada esquina, com repertórios variados que, acredite se quiser, vão do Tango à Bossa Nova.
As opções de passeios que podem ser feitos na cidade são inúmeras por isso a importância de viajar munido de um bom guia. O ideal é programar o roteiro do dia todas as manhãs antes de sair para a rua. Não se esqueça também de levar um par de tênis, pois sair a pé é uma das melhores maneiras de desfrutar, nos mínimos detalhes, tudo o que a capital portenha tem a oferecer.
Texto: Clara Caldeira
Hotéis:
Alvear Palace Hotel:
www.alvearpalace.com
Palácio Duhau-Park Hyatt:
www.buenosaires.park.hyatt.com
NH City Hotel:
Faena Hotel Universe:
Esplendor de Buenos Aires:
725 Benos Aires:
Restaurantes:
Casa Cruz:
Uriarte, 1658
+54 (11) 4833 1112
Sucre:
Sucre,676
+54 (11) 4782 9082
Fervor:
Posadas,1519
+54 (11) 4804 4944