Milão
Futuro e passado se misturam na capital internacional do design

Milão é uma cidade cosmopolita que soube ao longo dos séculos evoluir rumo ao futuro sem apagar as marcas de sua história. Essa característica pode ser observada com clareza pelas ruas da cidade, onde prédios de arquitetura contemporânea se misturam a monumentos antigos, igrejas e construções centenárias. 

Durante o mês de abril a cidade recebe anualmente a Semana de Design, composta pelo tradicional Salão do Móvel, e pelo Fuori Salone, circuito de rua repleto de feiras mostras, festas e eventos. Mas não é só durante a Semana que Milão exalta a beleza das linhas e curvas. Durantes o ano todo, a cidade é um prato cheio para amantes da arte, da moda, do design e é claro, do luxo! 

ONDE FICAR

Four Seasons

Em qualquer lugar do mundo o Four Seasons é sempre um clássico. Em Milão não poderia ser diferente. Instalado num antigo convento do século XV, o Four Seasons Milão é um reduto de luxo e sofisticação. São 118 quartos e suítes localizados na exclusiva Via Gesù, entre a Via Montenapoleone e Via della Spiga, a poucos passos das melhores boutiques, restaurantes e cafés da cidade.

Armani Hotel Milano

O recém inaugurado, Armani Hotel Milano é uma boa pedida para os amantes do luxo e do conforto. Diferente do Armani Dubai que chama a atenção pela grandiosidade, a versão milanesa da rede tem um ar mais intimista e exclusivo, típico dos hotéis butique. 

COMPRAS

Milão é uma das capitais internacionais da moda e do design, por isso é impossível passar pela cidade sem fazer umas comprinhas. As ruas mais cobiçadas por celebridades e fashionistas são a Via Montenapoleone e Via della Spiga. 

PASSEIOS

Durante a Idade Media algumas cidades europeias, como é o caso de Milão, eram segmentadas por muros. Séculos depois, foram-se os muros mas ficaram os grandes portais (“portas”), que hoje são usados como pontos de referência dentro da cidade. 

Porta Ticinese, Porta Romana e Porta Venezia são alguns exemplos de regiões que valem uma visita. Além da beleza e valor histórico desses arcos, a região no seu entorno é repleta de lojas, bares, restaurante e galerias, prontos para ser explorados.

Tortona

A Zona Tortona é um dos bairros mais “descolados” de Milão. Por muito tempo a região, repleta de antigos galpões, ficou abandonada, mas pouco a pouco começou a ser ocupada por lojas, restaurantes, cafés e galerias e hoje abriga alguns dos mais importantes comércios de moda e design da cidade.

Brera

Este bairro é uma boa pedida para um almoço e um passeio a pé, tarde adentro. Restaurantes e cafés lotam as calçadas de mesinhas e servem deliciosas massas, vinhos e sorvetes. A região também é famosa por suas butiques e lojas descoladas, que sem sombra de dúvida valem um demorado passeio.

Não deixe de conferir...

Alguns clássicos milaneses como a Santa Ceia não podem ficar de fora de nenhum roteiro turístico. Mas é bom lembrar que por ser muito concorrida, a visita deve ser agendada com no mínimo 60 dias de antecedência. 

Outro ponto indispensável é a Catedral Duomo, o maior símbolo da cidade. A construção é mesmo de cair o queixo. Vale ficar parado do lado de fora admirando a grandiosidade do prédio e também entrar para conferir a beleza dos afrescos. 

Aproveite que está por ali e dê um pulo na galeria Vittorio Emanuele, outro importante símbolo da cidade. No chão da parte interna da galeria fica um mosaico de um touro. Reza a lenda que pisar nos testículos do touro e dar uma voltinha, girando o pé no lugar, traz sorte.

Não deixe de passar também pelo Cemitério Monumentale. Se você lembrou do cemitério da Recoleta, famoso ponto turístico de Buenos Aires, esqueça! Esse é 200 vezes mais bonito. Mais do que um cemitério, é um museu a céu aberto onde estão sepultadas personalidades como Giuseppe Verdi. 

Para os amantes da arte e do design, a Triennale Design Museum é parada obrigatória. O museu, que nasceu como braço permanente da Trienalle di Milano, que acontece a cada três anos, organiza de diversas mostras e atividades, além de abrigar uma vasta coleção sobre o design italiano e sua história.








Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Destino do mês