Praia, sol, natureza, arquitetura, história, futebol. Motivo é o que não falta pra fazer o Rio de Janeiro continuar sendo a Cidade Maravilhosa. Confira uma seleção dos lugares mais descolados da cidade para comer, dançar, tomar um bom drinque e curtir com os amigos ou a família.
Cervantes
Não dá pra ir ao Rio de Janeiro e não se deliciar com o tradicional sanduiche de pernil com abacaxi. Servido na maioria das muitas casas de suco espalhadas pela cidade, é um hit para segurar a fome e aproveitar um pouco mais a praia ou para comer no fim da noite, depois da balada. Um dos melhores é o do Cervantes, sucesso há 50 anos. Localizado na Avenida Prado Junior, 335 em Copacabana, fica aberto de terça a quinta das 12h às 4h e de sexta e sábado das 12h às 6h.
(21) 2275-6147 ou (21) 2542-9287
Bar do Mineiro
Localizado no tradicional bairro de Santa Teresa o Bar do Mineiro oferece o melhor da culinária tradicional de minas a preços bem acessíveis. Instalado num antigo sobrado traz em seu cardápio delícias como carne seca desfiada com queijo, pastéis de feijão, frango com quiabo e a deliciosa Feijoada do Mineiro, servida de terça a domingo nas versões “leve” e “tradicional”.
Aprazível
Um pouco mais requintado, o Aprazível conta com um cardápio sofisticado inspirado na culinária brasileira. Localizado no charmoso bairro de Santa Teresa, no alto de um morro é cercado de contruções históricas e muito verde. Experimente o delicioso Peixe Tropical grelhado ao molho de laranja, com arroz de côco e banana da terra assada. Depois, adoce o paladar com a incrível Goiaba do Paraíso, cozida na calda de maracujá e servida na própria casca com sorvete.
Rua Aprazível, 62 - Santa Teresa Rio de Janeiro - RJ, 20241-270
(0xx)21 2508-9174
Samba da Pedra do Sal
É um dos lugares mais bacanas do Rio de Janeiro para curtir um samba de primeira. A roda acontece às segundas feiras na Praça Mauá, aos pés do Morro da Conceição, próximo ao Largo de São Francisco da Prainha. A festa é comandada pelo grupo Batuque na Cozinha, mas tem espaço aberto para músicos e compositores cantarem e tocarem músicas de sua autoria. Em volta barraquinhas de petiscos e cerveja gelada garantem o combustível para o samba que vai até às 23h. Às sextas também tem música com o Samba de Lei.
http://rodadesambadapedradosal.blogspot.com/
Buxixo Tijuca
Um dos points da noite carioca, o Buxixo fica pertinho na Praça Varnhagem, na Avenida Maracanã, 760. O lugar conta com um restaurante e choperia, no andar de baixo, e uma boate, no andar de cima, com uma programação eclética de festas e shows. Reduto de boleiros, a casa transmite partidas de futebol em tevês de plasma espalhadas pelos salões. Uma boa dica antecipada para quem pretende conferir a Copa do Mundo de 2014 de perto.
Av. Maracanã, 760 - Tijuca
(21) 2264-8484
Baixo Gávea
As ruas no entorno da Praça Santos Dummont no Baixo Gávea são uma boa pedida para quem busca agito e descontração na noite carioca. Difícil errar por ali. O barato é ficar na rua mesmo ou sentar numa mesa na calçada e se refrescar com um chopp geladinho. Pra matar a fome uma boa pedida é O Brasileiro da Gávea, no número 116. O ambiente é bem simples, mas a comida é tão saborosa que é comum encontrar fila para conseguir uma mesa, especialmente na varanda, lugar mais concorrido.
Praça Santos Dumont, 116, Gávea, (21) 2239-7494
Lapa
Famoso por sua enorme concentração de bares, e casas de show, o bairro da Lapa é o grande reduto da boemia carioca desde o século XVIII. Pra quem não abre mão do samba é indispensável conhecer o tradicional Democráticos, fundado em 1867. Outra opção é o Circo Voador, com sua extensa programação de shows ou ainda o novo Studio RJ, versão carioca do Studio SP, que traz o que há de mais inovador no rock e na MPB. Pra quem prefere mesmo um bom jazz a dica é Jazz no Boteco, projeto do grupo Nova Lapa Jazz que todas as quartas feiras realiza um show gratuito em algum bar ou praça da região.
Confira a agenda do Nova Lapa Jazz no blog.
*Para saber onde se hospedar e ver mais dicas imperdíveis confira o Checklist Rio de Janeiro