Berlim
Arte, música, gastronomia e badalação numa das capitais mais efervescentes da Europa

Berlim é uma das capitais culturalmente mais efervescentes da Europa. Não faltam opções de museus, restaurantes, casas noturnas, centros culturais e outros espaços dedicados ao que há de mais novo quando o assunto é arte, música, gastronomia e é claro, badalação. A cidade, que depois da Segunda Guerra Mundial foi dividida em duas (Berlim Oriental, capital da República Democrática Alemã, RDA e Berlim Ocidental, parte da República Federal da Alemanha, RFA), mistura hoje os resquícios deste período com as novidades contemporâneas. Esse contraste é bastante visível na arquitetura das construções da cidade, que mistura tradição e inovação.

ONDE FICAR

Hotel Adlon Kempinski Berlin

Localizado ao lado do Brandenburg Gate, está instalado numa antiga construção de 1907. Em 1997 passou por uma revitalização e agora oferece o máximo do conforto moderno sem abrir mão da tradição.  Além do Brandenburg Gate, o Adlon fica próximo de outros pontos históricos importantes para a cidade como o Pariser Platz (praça central) e o Reichstag (parlamento). Para completar, um dos três restaurantes do hotel, o francês, conta com uma estrela Michelin.

Rocco Forte Hotel De Rome

O Rocco Forte abriu suas portas em 2006, mas já é um dos hotéis mais cobiçado da cidade. Instalado num antigo edifício de 1889, que durante mais de meio século abrigou a sede do Banco Dresdner, passou por uma cuidadosa renovação chefiada pelo designer Tommaso Ziffer. A reforma levou em conta a conservação da estrutura arquitetônica original, mas o ambiente interno foi tomado pelo design contemporâneo. O Rocco também fica na região central de Berlim próximo à praça Bebel (Bebelplatz).    

Alma Schlosshotel Im Grunewald

]Um dos mais luxuosos de Berlim é assinado por Karl Lagerfeld. Rodeado por árvores pitorescas e por um grande parque está instalado numa zona exclusiva e residencial da cidade. Pela auto estrada chega-se em pouco tempo à região central, uma boa opção para quem procura silêncio e tranqüilidade, mas não abre mão de visitar os principais pontos turísticos. O Vivaldi, restaurante do hotel, é conhecido como um dos melhores de Berlim. Ali os hóspedes encontram o melhor da cozinha francesa contemporânea com inconfundíveis toques clássicos.

Pestana Berlin Tiergarten

Modernidade e minimalismo são as marcas registradas do Pestana. A decoração elegante apresenta linhas limpas e tons naturais e os quartos trazem o que há de mais novo quando o assunto é tecnologia. Algumas suítes possuem ainda varandas privativas que garantem uma vista inspiradora da cidade. O hotel abriga também um centro de fitness e um Spa com piscina interna e externa e sauna, além de um centro de negócios totalmente equipado.

ONDE COMER

Não dá pra negar que a carne do porco, a batata e o chucrute são os pratos mais populares da Alemanha. A tradição se consolidou nos tempos de pobreza, mas quando a situação econômica melhorou, o cardápio se tornou bem mais variado. Por isso hoje em Berlim é um pouco difícil encontrar um bom restaurante que oferece a cozinha tradicional alemã. Difícil, mas não impossível, confira algumas dicas.

Zur Letzten Instanz

É o melhor lugar para comer Eisbein ou Schweinshaxe (joelho de porco) em Berlim. Localizado no centro da cidade (metrô Klosterstraße) é famoso por ser um dos mais antigos da cidade (1621). O ambiente é rústico e descontraído, os preços moderados e qualidade da comida, excelente.

Die Henne, Kleine Markthalle e Max Und Moritz

São três restaurantes bem rústicos, perto do metrô Moritzplatz, no bairro de Kreuzberg, A especialidade do Die Henne e do Kleine Markthalle é o frango assado ou grelhado. Ambos ficam quase um em frente do outro. Se o Die Henne ganha pelo ambiente, o Kleine Markthall ganha pelo preparo da comida. Já o Max Und Moritz oferece uma variedade maior de pratos, com influencia da região da Alsacia.

VAU

Para quem estiver a fim de um menu mais eclético o VAU é uma boa pedida. Um dos mais famosos de Berlim, tem um cardápio criativo, serviço de qualidade e oferece o melhor da gastronomia internacional.

NOITE

Na região central, as ruas Oranienburger Strasse, Hackescher Markt e Friedrichshain  são referência quando o assunto é badalação. Quem quiser um lazer mais tranqüilo pode procurar experimentar os bares e pubs do bairro Mitte. Outra opção é a Rua Pappelallee onde fica o Klub der Republik. Para os descolados uma boa pedida é a Friedrichshain e quem quiser curtir música eletrônica de qualidade não pode deixar de ir ao Watergate, no antigo posto de fronteira do Muro de Berlim.

CULTURA E HISTÓRIA

Palácios e parques de Potsdam e Berlim: esta área, reconhecida como Patrimônio Mundial, engloba um conjunto de 500 hectares de parques e 150 edifícios construídos entre 1730 e 1916.

Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof): é maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa. Projetada pelo arquiteto Meinhard von Gerkan está em funcionamento desde 2006.

Torre de rádio Berlim (Berliner Funkturm): inaugurada no dia 3 de Setembro de 1926 na ocasião da 3ª Grande Exibição Alemã de Radio e hoje é um patrimônio tombado.

Torre de televisão Berlim (Berliner Fernsehturm): localizada no centro da cidade, a torre foi construída entre 1965 e 1969 pela República Democrática Alemã (RDA), e que a usou como símbolo da Berlim oriental.

Unter den Linden e Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor): o portão de Brandemburgo localizado na avenida Unter den Linden é um arco símbolo da cidade de Berlim.

Reichstag (Parlamento Federal): erguido em 1894 no distrito de Mitte, é o prédio onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções.

Checkpoint Charlie e Muro de Berlim: o posto militar Checkpoint Charlie e o que resta do muro são os principais símbolos da Alemanha dividida.

Ilha dos Museus (Museumsinsel): localizada no rio Spree, no centro de Berlim, abriga os museus Pergamon, Altes, Neues, Alte Nationalgalerie e Bode.

Catedral de Berlim (Berliner Dom): construída entre 1895 e 1905 fica na Ilha dos Museus e é vizinha do Lustgarten e do Berliner Stadtschloss (sede do governo municipal de Berlim).

Palácio de Bellevue (Schloss Bellevue): é a residência oficial do Presidente da Alemanha. Situa-se no extremo ocidental do Tiergarten, não muito longe do Siegessäule, do Palácio do Reichstag e das Portas de Brandemburgo, no centro da capital.







Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Destino do mês