Cairo
Capital do Egito, o Cairo é também uma das maiores cidades da África e do mundo árabe. Fundada em 699, tornou-se capital entre 1168 e 1169. Mais tarde acabou incorporando também Fustat, antiga capital administrativa e econômica do Egito. Em 1250, a cidade foi dominada pelos escravos, que a governaram até 1517, quando houve a invasão otomana. Entre 1798 e 1801, o Cairo esteve sob o domínio francês do exercito de Napoleão. Em 1805 voltou para as mãos dos otomanos e em 1882 passou a ser controlada pelos ingleses. Em 1922 o Egito finalmente conseguiu a independência e o Cairo oficializou-se como sua capital.
Localizado às margens do Nilo, o Cairo é uma cidade de contrastes. Ali se misturam crenças, costumes e religiões num cenário onde o passado e o presente convivem em harmonia. Ao andar pelas ruas da capital egípcia, é comum notar a todo instante sinais que remetem a lembranças de antigas civilizações que por ali passaram. Hoje a língua dominante no Cairo é o árabe, mas é comum escutar uma série de outros dialetos derivados.
ONDE FICAR
Four Seasons at Nile Plaza
Luxuoso e moderno, está localizado às margens do rio Nilo, em Garden City, a região das embaixadas. Seus quartos têm vista para o Nilo e toda a cidade. O hotel conta ainda com cinco restaurantes, bares, quatro piscinas, spa e business center.
Four Seasons First Residence
Localizado em Gizé, também às margens do rio Nilo, abriga um shopping center dentro próprio hotel. Alguns dos apartamentos têm vista para as pirâmides e outros para o rio Nilo. Charmoso, este hotel estilo butique conta ainda com dois restaurantes, piscina, spa e três bares.
Grand Hyatt
Também às margens do rio Nilo, fica de frente para o Four Seasons at Nile Plaza. O hotel conta com piscina, fitness center, sete restaurantes, bares e cafés.
Le Meridien Pyramids
Localizado em Gizé, também às margens do Nilo, fica a 45 minutos do Cairo. O hotel é bem simples, mas conta com uma inacreditável vista das pirâmides. O Le Meridien oferece um total de 523 quartos e três restaurantes, um de comida mediterrânea, um de comida, um oriental e um de comida mexicana.
PASSEIOS
Pirâmides de Gizé
As três pirâmides são a única das sete maravilhas do mundo antigo que resistiram até a atualidade. Elas foram construídas há mais de 4.500 anos para servir de tumba aos reis Kufu, Quéfren e Mikerinos.
Museu do Cairo
Instalado num palácio neoclássico na Praça Tahir, no centro do Cairo, abriga a mais importante coleção de arte egípcia do mundo. Entre outras preciosidades o museu abriga o tesouro do faraó Tuntankhamon e as múmias de diversos outros faraós, entre eles Ramsés II.
Memphis
Esta cidade do Antigo Egito (necrópole) fica a 35 km do Cairo e abriga a uma enorme estátua de Ramsés o Grande. Foi ali, em Sakkara, que se construiu a primeira pirâmide do Egito.
Bazar de Khan El Khallili
Um dos mais tradicionais mercados da cidade, funciona desde o século XIX. Lá é possível encontrar peças em ouro, prata, madeira, marfim, cobre, peles, roupas e tapeçarias.
Luxor
Localizada no sul do país, a cidade de Luxor ergueu-se sobre as ruínas de Tebas, capital do Egito Antigo, a 670 km do Cairo. Famosa por sua riqueza arquitetônica e cultural, abriga vestígios de civilizações milenares que fizeram parte de sua história. O rio Nilo, que passa pelo meio da ciade, faz de Luxor um lugar dividido. De um lado, a parte oeste do Nilo, o lado onde o sol se põe, onde antigamente os mortos eram enterrados. Do outro, a parte leste onde o sol nasce, que era vista como o lado dos vivos e onde os reis construíram seus templos.
ONDE FICAR
Sofitel Old Winter Palace
Instalado num edifício vitoriano de 1886, o hotel é rodeado por um exuberante jardim tropical. A apenas 15 minutos do aeroporto, possui um charmoso terraço com vista para o Nilo.
PASSEIOS
Vale dos Reis
Principal necrópole do Egito Antigo, abriga 62 túmulos de faraós como Ramsés IX, Seti I, Ramsés VI, Horemheb e Tutankamon.
Templo de Karnak
Um imenso templo dedicado a diversos deuses. Destaque para a sala Hipostila suportada pelas 134 maiores colunas do mundo.
Alexandria
É a segunda maior cidade do país e abriga o maior porto do Egito, responsável hoje por 80% das importações e exportações da cidade. Lá está uma das maiores bibliotecas do mundo antigo, ou que restou dela. A Biblioteca de Alexandria foi construída por Ptolomeu Filadelfo no início do século III a.C. com o objetivo de "reunir os livros de todos os povos da Terra". Mais de mil anos depois, durante a Idade Média, foi quase totalmente destruída por um incêndio e, no final dos anos 1980, começou a ser reerguida com a ajuda da Unesco.
ONDE FICAR
Four Seasons Alexandria at San Stefano
Instalado no complexo Grand Plaza, um centro de compras e lazer, ostenta em sua decoração características clássicas com um leve sotaque egípcio e vista de tirar o fôlego. O hotel ainda oferece uma grande variedade de cozinhas com influências francesa, italiana e árabe.
www.fourseasons.com/alexandria
PASSEIOS
Farol de Alexandria
Construído em 280 a.C. na ilha de Faros, fica na baía da cidade de Alexandria, próximo ao porto. Considerado um dos maiores feitos da engenharia antiga, ergue-se a uma altura de 150 m e por mais de cinco séculos manteve-se entre as mais altas estruturas feitas pelo homem.
Biblioteca de Alexandria
A cópia da biblioteca, erguida com a ajuda da Unesco, foi inaugurada em 2002, próximo ao local do prédio original. Além da biblioteca principal, o complexo integra quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, um planetário, um museu de ciências, um de caligrafia, uma sala de congresso e uma de exposições.
Catacumbas de Kom el Shoqafa
Este sítio arqueológico, descoberto em 1900, é um dos maiores do Egito. Construído no final do século I, funcionou até o século IV como o lugar onde se realizavam os funerais de importantes Faraós.
Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br