O Arquipélago das Ilhas Baleares, a leste da Espanha, compreende algumas das praias mais cobiçadas por turistas europeus. O Mediterrâneo espanhol é povoado por cinco ilhas, entre elas a badalada Ibiza e a crowdeada Mallorca. Mas quem pensa que as opções de destino acabam por aí está muito enganado. O arquipélago guarda ainda algumas boas surpresas, não tão disputadas nem tão agitadas, como a charmosa ilha de Menorca.
Menor e mais tranquila do que a vizinha Mallorca, Menorca é a segunda maior das Ilhas Baleares. Lá, o turista pode desfrutar da infraestrutura de resorts luxuosos ou da exclusividade de pequenos hotéis butique. São 286 quilômetros de costa ocupados por matas selvagens, praias isoladas e enseadas repletas de veleiros e pequenas aldeias de pescadores.
Patrimônio e Preservação
Repleta de prédios antigos, monumentos históricos e pré-históricos, a ilha foi reconhecida pela UNESCO como reserva de Biosfera e abriga 19 áreas de proteção, o equivalente a 43% de seu território. Boa parte dos prédios antigos ainda preservados está distribuída por duas charmosas cidadezinhas, Mahón, capital da Ilha, e Ciutadella.
Mahón
Foi ocupada pelos ingleses três vezes no século XVIII e apresenta em sua cultura uma curiosa combinação de características britânicas e espanholas, particularmente perceptível na arquitetura. Seu centro histórico é animado, repleto de restaurantes e pequenos cafés. Em Mahón os turistas têm o raro privilégio de ver nascer os primeiros raios de sol de toda a Espanha.
Ciutadella
Já a vizinha Ciutadella preservou o traçado medieval das suas vielas, a imponência da catedral gótica, principal templo da ilha e, o mais importante, as comemorações da festa de São João. Com seu belo porto e inumeráveis prédios históricos intactos, foi a capital da ilha até a ocupação britânica.
Não deixe conhecer a Praça d’es Born, com seus antigos palácios de onde partem as escadarias que vão direto ao porto, cercadas por barraquinhas e lojas de artesanato. De lá é possível observar o vaivém dos veleiros sentado à mesa de um restaurante enquanto saboreia tapas ou mariscos.
Interior
Mas não são apenas essas duas cidades as responsáveis pela diversidade cultural e riqueza histórica da ilha. O interior de Menorca é repleto de pequenos povoados e monumentos únicos, com vestígios de 2 mil anos a.C. Um deles, uma rara estrutura megalítica, são as taulas, duas grandes placas de pedra em forma de T. Não deixe de visitar também Talatí de Dalt, Torre d’en Gaumes e Son Catler.
Ferreries e El Mercadal
Entre Mahón e Ciutadella há dois povoados que merecem uma visita. Ferreries é repleto de casinhas brancas dependuradas numa encosta. Reserve um sábado para ir até lá, dia em que acontece o mercado ao ar livre na cidade. Já El Mercadal é uma pequena vila rural a caminho de El Toro, a maior serra da ilha.
Caldereta de Llagosta
Esta especialidade da ilha de Menorca é muito procurada por turistas do mundo todo. A Antiga aldeia de pescadores de Fornells é o melhor lugar da ilha para saborear a inacreditável caldeirada de lagosta. Os restaurantes à beira-mar tornaram-se famosos por essa especialidade, mas prepare o bolso porque o precinho é bem salgado!
Hotel Punta Prima Prestige Suites & Spa
Este luxuoso e grandioso hotel dá as boas-vindas a seus hóspedes com instalações superconfortáveis e serviço cinco estrelas. Rodeado por jardins e pelas vistas exuberantes do mediterrâneo, oferece acomodações de luxo para hóspedes exigentes.
Do Lounge Bar é possível avistar até mesmo a Isla Del Aire, e o snack bar fica estrategicamente escondido em meio aos jardins. O restaurante oferece a tradicional comida de Menorca (principalmente à base de peixe fresco), que ao longo do tempo foi influenciada pelas diversas culturas que passaram pela ilha, como a dos árabes e dos ingleses.
Biniarroca Hotel
Nos arredores da cidade de São Luis encontra-se um dos hotéis mais charmosos de Menorca, ideal para quem busca a exclusividade dos hotéis butique. As 18 suítes do Biniarroca foram pensadas de modo a integrar da maneira mais harmônica possível arte, jardinagem e decoração de interiores.
Num dia de sol o hóspede poderá saborear um drink no bar Renoir à beira da sofisticada piscina em estilo romano. Depois uma boa pedida é provar um dos pratos leves oferecidos pelo bar, como quiches ou saladas acompanhadas de um belo vinho rosé. Para terminar o dia, nada como um bom livro ou uma massagem sob a sombra das trepadeiras.
Praias
O número das praias em Menorca é o mesmo das que você encontrará em Mallorca e Ibiza juntas. As praias mais procuradas ficam na costa sul da ilha, mas são muito tranquilas se comparadas às praias das ilhas vizinhas.
Praia Ferragut (Cavalleria): rústica, esta praia de areia dourada e fina tem uma ondulação bem forte.
Praia Cala Trebaluger (Migjorn Gran): isolada e virgem, tem areia branca e fina e mar calmo.
Praia Cala del Pilar (Ciutadella): também isolada e virgem, é pouco frequentada e tem reia dourada de textura intermediária.
Praia Cala en Turqueta (Ciutadella): isolada e virgem, é muito frequentada e tem areia fina e mar calmo.
Praia Cala Escorxada (Migjorn Gran): isolada e virgem, tem pouco movimento, areia branca, fina e mar calmo.
Praia Algaiarens (Ciutadella de Menorca): praia isolada e virgem, pouco frequentada, com areia dourada e fina e com pouca ondulação.
Praia Arenal de Son Saura (Ciutadella de Menorca): praia isolada e virgem, medianamente frequentada de areia branca, fina e mar calmo.
Praia Cala Presili (Mahón): isolada, virgem, medianamente frequentada, com areia dourada de textura intermediária e ondulação forte.
Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br