Instalado no Hotel de Paris, um dos mais caros e luxuosos de Mônaco, o restaurante Louis XV é comandado pelo aclamado chef Alain Ducasse. O hotel fica na Place Du Cassino em Monte Carlo e é um dos mais tradicionais da região.
Convidado pelo príncipe Rainier em pessoa para dirigir o restaurante, Ducasse superou as expectativas da realeza. Em 1990 o Louis XV ganhou três estrelas no guia Michelin, e o Hotel de Paris passou a ser o primeiro no mundo com um restaurante com esse status.
O mérito pelo sucesso da empreitada é dividido com o chef residente Frank Cerutti. Adepto da simplicidade e da utilização de produtos frescos, ele ajuda Ducasse a transformar os ingredientes locais em pratos incríveis.
Uma boa pedida é o menu gourmet, que inclui criações saborosas. O mix de vegetais provençais com trufas negras e a gelatina de peixe, com carne de caranguejo e caviar iraniano Osetra são de tirar o fôlego!
Mas apesar de estar de frente para o mar, a descontração típica dos restaurantes praianos definitivamente não combina com o estilo do Louis XV. Aqui etiqueta é assunto sério, e visitantes que não estiverem vestidos adequadamente não são recebidos.
Na porta, a fila de carros luxuosos é corriqueira, e do lado de dentro a decoração é surpreendente. Móveis, quadros e tapeçarias do século XVII preenchem o salão. Em meio ao dourado ofuscante dos ornamentos, tem-se a sensação de estar no próprio palácio de Versailles.
Texto: Clara Caldeira