De uns tempos pra cá, com o desenvolvimento da indústria hoteleira, alguns clássicos londrinos como o Hitz e o Dorchester vêm perdendo espaço para hotéis até então menos cobiçados. Um exemplo disso é o The Berkeley, que apesar de já existir há mais de cem anos vem encantando cada vez mais hóspedes com sua atmosfera acolhedora e decoração impecável.
O hotel não tem a lista mais longa de hóspedes da nobreza ou a coleção de antiguidades e pinturas mais cara. Mas o que oThe Berkeley oferece de sobra é conforto, bom gosto e exclusividade. Lá os porteiros e o concierge o chamarão pelo nome e você estará ao lado do Hyde Park e da Harvey Nichols.
Localizado a poucos minutos das lojas mais desejadas de Knightsbridge, não é de se admirar que um grande número de personalidades opte por viver lá. Nomes como David Lean, o diretor de Lawrence da Arábia, e Tara Palmer-Tomkinson, celebridade londrina, já passaram temporadas por lá.
Os apartamentos antigos e espaçosos foram decorados no estilo rural inglês com banheiros de mármore italiano. Entre o mobiliário chaise longues, camas de dossel e cômodas de mogno. Todos os quartos e suítes são exclusivos, cada um com seu próprio ar de sofisticação que o diferencia dos demais.
Apesar de o prédio que o The Berkeley ocupa atualmente só ter sido construído nos anos 1970, o hotel existe desde o século XVIII. A grande estrela da inauguração do prédio novo em 1972 foi a piscina, uma das preferidas de Madonna, com sua incrível vista panorâmica.
Blue Bar
O Blue Bar em estilo art deco era parte do antigo Berkeley Hotel e foi literalmente transposto para o novo prédio. Projetado por David Collins, é particularmente famoso por suas cores. As esculturas clássicas foram cuidadosamente preservadas e protegidas antes de receber sua impressionante cobertura de azul luminosa.
SPA
O SPA do Berkeley sempre foi um dos destaques do hotel. Desde o início, lá podiam ser encontrados tratamentos de ponta, que dificilmente eram utilizados em outros estabelecimentos da cidade. Ele foi um dos pioneiros, em Londres, na introdução de métodos balineses e massagens LaStone, que usam óleo e placas de basalto quentes.
Petrus
Quando o assunto é gastronomia, o Berkeley não deixa a desejar. O famoso restaurante do hotel, Petrus, é agora comandado pelo aclamado chef Marcus Wareing em seu primeiro empreendimento solo. Utilizando técnicas francesas, o chef incluiu nos pratos o melhor da cozinha europeia, com um menu diferente a cada estação.
The Caramel Room
Em grande estilo, o chá das cinco do The Berkeley apresenta as novidades e tendências dos grandes estilistas para a próxima estação. Como? No formato de biscoitos, docinhos e outras guloseimas para acompanhar o ritual. Uma bolsa Evie, de Alexander McQueen, feita de trufa de chocolate com menta e marzipã aqui, um biscoito de chocolate recheando o vestido clássico preto e branco de Oscar de La Renta ali. E tudo servido em porcelanas Paul Smith.
Esquina da Wilton Place com a Knightsbridge, Londres
Tel.: (+44) 020 7235 6000
www.the-berkeley.co.uk