Ritz Paris
Glamour e discrição no coração de Paris

Se os móveis e as paredes do Ritz falassem, certamente teriam muita história para contar. Não só pela idade (o hotel existe desde 1898), mas também pela quantidade de gente importante que passou por lá. Valentino, Greta Garbo, Charlie Chaplin e Chanel, transformaram o hotel em sua própria residência por nada menos que 37 anos.

Quando surgiu, o Ritz revolucionou o conceito de hotelaria da época, atendendo às exigências mais absurdas de seus hóspedes. Assim, conquistou um público requintado e fiel, composto por nobres, celebridades, e poderosos executivos. Construir uma academia particular dentro de um quarto, ou decorar uma suíte com os objetos de arte e pinturas do próprio hóspede, são exemplos de exageros praticados pelos profissionais do Ritz para cativar a clientela.

Os amantes da arquitetura francesa do século XIX vão ficar boquiabertos ao atravessar a Place Vêndome e entrar num universo de outros tempos. Decorado no estilo Luís XV, o hotel parece um verdadeiro castelo. Em seu interior, 103 quartos de 5 tipos, diferentes em tamanho e comodidade.

O maior deles, de 136 m² divide-se em sala, dois quartos, banheiro com sauna e jacuzzi. A harmonia das cores, os detalhes em ouro da decoração, os lustres de cristal e os quadros renascentistas compõem uma atmosfera requintada e aconchegante. Mas facilidades modernas como internet rápida, conexão WiFi, ar condicionado, frigobar e televisão não deixam de acompanhar o tradicionalismo da decoração. Outro diferencial é a vista da Ritz Suíte, que dá para a Torre Eiffel e a Sacré Coeur.

Imagine receber uma refeição saborosa do jeito que quiser, onde quiser, a qualquer hora. Esse sem dúvida é outro ponto forte do hotel, a gastronomia. Todo ano, pessoas de todos os cantos do mundo vem apreciar os famosos pratos do L’Espadon, um dos restaurantes mais reconhecidos de Paris. Para acompanhar, uma adega com 35000 garrafas, incluindo diversos rótulos de peso.

Quem quiser se aprofundar nos segredos culinários que cativaram diversos paladares mundo afora pode cursar a Ritz Escoffier School. Nomeada em homenagem a Auguste Escoffier, o primeiro Chef do Ritz, a escola é referência para amadores e profissionais do ramo. Através de aulas práticas e teóricas, alunos de diversos níveis são introduzidos na arte da gastronomia, que abrange desde a fabricação de pratos doces e salgados até a escolha dos melhores vinhos para acompanhá-los.

Omer Acar, diretor geral do Ritz, esteve recentemente em São Paulo para contar as novidades do hotel, que passou por uma reforma nos últimos anos. Dentre as novidades estão a Suíte Chanel, que recebeu esse nome em homenagem à estilista francesa, a flexibilidade para pedir pratos no restaurante, que não precisam estar necessariamente no cardápio, e fronhas personalizadas nos quartos. Tudo para criar um ambiente mais atraente e intimista.

O spa e a sala de ginástica passaram por um upgrade, e um campo de golfe de 200 m² foi inaugurado no jardim interno do hotel. Para modernizar o ambiente, Dj’s se revezam no Electro Chic Ritz Bar, onde drinks combinam-se a aperitivos como mini hambúrgueres e pratos da culinária japonesa. E se não der para se hospedar  - as diárias custam em média 500 euros - não deixe de visitar o hotel, um pedaço da história de Paris.

Texto: Luiza Rondon Ferrão

 






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Crème de la crème