Bike Chique!
Toscana e Provence de bike, com muito luxo e sofisticação

As viagens de bicicleta já se tornaram um costume europeu. Roteiros que passam por vales e campos, de cidade em cidade, são comuns em diversos países e regiões da Europa. Mas a Butterfield & Robinson propõe algo ligeiramente diferente. As mesmas viagens, também de bicicleta, mas com uma rota que passa pelos hotéis mais sofisticados, pelos restaurantes mais exclusivos e pelas melhores vinícolas. Conheça a seguir dois dos muitos trajetos oferecidos pela empresa. Toscana e Provence, de bike!

TOSCANA

6 Dias/ 5 Noites
Nível de Atividade: Médio

Cidades no topo das colinas, muralhas etruscas, lindos palácios e construções medievais. Isso sem falar nas paisagens exuberantes, em que vinhedos e oliveiras se estendem por entre as suntuosas montanhas. Imagine pedalar por essa região que guarda alguns dos mais famosos tesouros artísticos da Itália, como as torres de San Giminiano e a cidade de Pienza, uma minúscula joia renascentista.

Na parte rural da Toscana despontam, entre os campos de cultivo, aldeias, mansões tipo villa e castelos fortificados. As muralhas lembram os violentos conflitos que devastaram a região durante a Idade Média. Muitos dos castelos e casarões foram construídos pela família Médici, que entre outras coisas financiou grandes cientistas do Renascimento, como Galileu Galilei.

Dias 1 e 2

A viagem começa com um trajeto de Florença ao Vale di Chianti. O destino é o Tre Rose, onde são produzidos os vinhos Chianti e Brunello. Lá é feita uma parada para almoço e degustação, é claro. Passado algum tempo, a viagem continua até o hotel Villa Cicolina, em Montepulciano, onde os viajantes ficarão por dois dias.

No fim da tarde você poderá escolher entre relaxar na piscina ou pedalar um pouco mais e, ao cair da noite, um delicioso jantar será servido. No dia seguinte a expedição parte em direção à Casa Lugarella, onde um inesquecível almoço caseiro será servido pela família Lugarella. À noite um rápido tour pela vila medieval de Montepulciano e um jantar no melhor restaurante da cidade.

Dia 3

O grupo partirá de manhã e irá pedalando até Pienza, cidade fundada pelo papa Piu II na época do renascimento. Durante o caminho os viajantes poderão apreciar as belas paisagens do vale Orcia. Depois de um farto café da manhã, o grupo seguirá pedalando, passando por diversas aldeias até Belsedere. Lá, Silvia, dona de uma propriedade na região, abre sua casa aos visitantes e os leva para um passeio pela vila, construída no século XII. Também são oferecidos ao grupo os produtos feitos na fazenda de Silvia, como queijo pecorino, mouthwatering prosciutto e porchetta.

Depois de um passeio ao redor de Siena, que revelará algumas das paisagens mais belas de toda a viagem, o dia termina numa vinícola orgânica. À noite os visitantes seguem para o Grand Hotel Continental Siena, onde passarão a noite.

Dias 4 e 5

A manhã é livre para as compras em Siena ou para um tour a pé pela cidade. No fim da manhã, o grupo segue novamente viagem, por trechos com belíssimas vinhas, até o castelo Brolio. No almoço os viajantes serão apresentados a Ricasoli, conhecido por ser o vinicultor que planejou a composição mista do Chianti Clássico, e terão a oportunidade de saborear uma deliciosa massa caseira com javali, especialidade regional.

À tarde, o passeio até o hotel Castello di Spaltenna é bem tranquilo e, ao chegar, ainda dá tempo de relaxar na piscina antes do jantar. O último dia é marcado por um passeio pelas colinas de Chianti, passando por bosques, colinas, vinhedos e pelas aldeias Gaiole e Radda. Ao cair da tarde, mais um momento livre para descanso e, à noite, um jantar especial de despedida no alto de uma colina, com uma vista inacreditável.

Dia 6

Após um café da manhã coletivo no hotel, os viajantes são levados até a estação de trem de Florença.

PROVENCE

7 Dias/ 6 Noites
Nível de Atividade: Médio

Esta região no sudoeste da França também é famosa por suas belas paisagens, construções medievais preservadas e vinho excelentes. O cenário bucólico, os campos de lavanda, as oliveiras e os intermináveis vinhedos foram eternizados nos quadros de Van Gogh. Limitada a leste pelos Alpes e ao sul pelo mar Mediterrâneo, a Provence ostenta uma impressionante variedade cultural, geográfica e climática.

Dias 1 e 2

Após um curto percurso de carro (cerca de 1 hora) de Aix até Lure, o passeio começa a partir da pequena e encantadora aldeia Mallefougasse Auge. Depois de passar por diversas cidadezinhas e enfrentar uma curta subida, o grupo chegará à aldeia de Pierrerue, onde será feita uma parada: o primeiro almoço provençal. A refeição acontece num pequeno bistrô de um casal de americanos, que serve delícias como a salada de queijo de cabra fresco.

Depois de uma pausa para a digestão, os participantes seguem por um pequeno trecho até Forcalquier onde farão uma visita a um antigo convento. Lá estão instalados os laboratórios da L’Occitane. Em seguida seguirão para o hotel Le Couvent dês Minimes, o hotel-spa da L’Occitane, onde jantarão e passarão a noite.

No segundo dia é organizada uma visita à feira de Forcalquier, onde os moradores da região costumam fazer suas compras. Além das ruas e construções antigas da cidade, ali os viajantes encontrarão especiarias, flores e frutas maduras recém-colhidas.

Depois do passeio, o grupo segue para um piquenique onde cada um poderá se deliciar com suas compras. Na sequência, um curto percurso nos arredores do hotel e depois, é claro, templo livre para aproveitar o spa e a piscina. À noite um passeio até um observatório espacial. Provence tem uma das noites mais claras da França e, por isso, o CNRS (a Nasa francesa) instalou ali um de seus mais poderosos telescópios.

Dias 3, 4 e 5

No terceiro dia, o grupo sai do hotel e, após subir uma colina suave, chega à cidade de Apt, aninhada nas margens do rio Calavon. A região oferece uma grande variedade de bistrôs. Escolha um e bom apetite! Depois do almoço, o grupo irá se instalar no hotel La Coquillade e poderá relaxar durante à tarde numa charmosa piscina aquecida ao ar livre.

No dia seguinte, a excursão passará pela lendária vila de Roussilon, e um guia especializado os levará para um tour pelas fábricas e minas de ocre. Lá os visitantes aprenderão como as cores banhadas pela luz do sol ficam prontas para tingir nossas roupas. Depois, o grupo segue pedalando até as aldeias Lacoste e Bonnieux, para conhecer suas praças principais, repletas de charmosos cafés e lojinhas, e almoçar num dos muitos e deliciosos restaurantes da região. A tarde será de relaxamento antes da degustação de vinhos oferecida pelo hotel.

No último dia, um trajeto montanhoso e desafiador (sempre acompanhado pela van de apoio), afinal de contas, um dos objetivos da viajem é pedalar. O grupo passará pelos vilarejos de Gordes e Murs, onde será feita uma parada para um piquenique. De volta ao hotel, uma pausa para descansar antes da visita ao Châteauneuf-du Pape, um castelo onde acontecerá uma degustação de trufas.

Dia 6

Depois de um almoço final coletivo, o grupo segue para Avignon, onde os passageiros poderão pegar o TGV e seguir de volta a Paris.

www.butterfield.com

Texto: Clara Caldeira
claracaldeira@leconcierge.com.br






Facebook Twitter Leconcierge

ÚLTIMAS
Crème de la crème