PROGRAMAS PARA SOL E CHUVA NA CIDADE MARAVILHOSA!
Passaram-se 41 anos, e ele “continua lindo, continua sendo, o Rio de Janeiro, fevereiro e março” que Gilberto Gil cantou em 1969. O Le Concierge visitou a cidade e entendeu porque ela ainda leva o posto de “Maravilhosa”. Cultura, gastronomia, natureza, lugares antigos e modernos que se misturam, formando uma das metrópoles mais intrigantes do Brasil. Nesse Checklist, roteiros inesquecíveis nos principais bairros cariocas, para curtir o melhor do Rio em ritmo de samba e bossa nova!
LEBLON E IPANEMA
CAFÉ DA MANHA
TALHO CAPIXABA
Avenida Ataulfo de Paiva, 1022
Tel:. 2512-8760
Um balcão recheado com diversos tipos de frios, patês, mais de 40 tipos de pães, e a possibilidade de montar um sanduíche. Se a indecisão tomar conta, parta para os quiches, empadinhas, e inúmeros doces expostos, que só de olhar dão água na boca!
CURTIR A PRAIA
Entre Ipanema e Leblon, nos Postos 9 e 10
ONDE COMER
GULA GULA
Avenida Gen. San Martin, 1196
Tel:. (21) 2294-8792
As saladas mais diferentes e saborosas que já experimentei estão no cardápio do Gula Gula. Elas são realmente especiais. Só para deixar um pouco de vontade: Salada de Arroz integral oriental com brócolis, cenoura, abobrinha e amendoim ao molho de shoyo com óleo de gergelim, ou a Salada Mediterrânea, com camarões e lulas com batata, abobrinha e palmito fresco, marinados ao molho de mostarda dijon à antiga e estragão, são só dois exemplos do que se pode esperar do cardápio do Gula Gula. Para experimentar várias, peça o Mix, uma salada grande com 3 ou 4 sabores à escolha. As saladas são as “estrelas” do cardápio, mas ele vai muito além delas
ONDE FICAR
HOTEL FASANO
Avenida Vieira Souto, 80
Tel:.(21)3202-4000
Design de Philippe Starck, uma piscina com vista para toda a orla de Ipanema que foi eleita pela Condé Nast concierge.com uma das mais bonitas do mundo, e um clima de bossa nova pairando no ar. Mesmo se não der para se hospedar, dê uma passada no Londra club, baretto do hotel, para começar a noite esparramado num dos sofás de couro, ouvir música 80’s, comer, beber, ver e ser visto.
SANTA TERESA
Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro: repleto de construções antigas, natureza, é onde moram muitos dos artistas cariocas. Em 4 de setembro de 2010 o bairro foi sede do evento “Arte de portas Abertas” pela 19ª vez. Funciona assim: os artistas de Santa Teresa abrem as portas de seus ateliês para exposições abertas, com quadros, esculturas, roupas, performances... E atraem um monte de curiosos, de dentro e fora do Rio. Mas a maior surpresa ficou por conta da Orquestra Voadora, que invadiu as ladeiras do bairro e fez todo mundo pular ao som de marchinhas de carnaval. Isso em pleno 4 de setembro!
COMO CHEGAR
Para entrar no clima e curtir o visual, vá de bondinho. Ele parte do Largo da Carioca (rua Professor Lélio Gama S/N), passa pelos Arcos da Lapa, Igreja e Convento de Santa Teresa, Largo do Curvelo e Parque das Ruínas. No caminho já dá para ir se familiarizando com o bairro.
ONDE COMER
Bar do Mineiro
Rua Paschoal Carlos Magno, 99
Tel:. (21) 2221-9227
Da rua já se avista o burburinho de gente que se aglomera na porta do Bar do Mineiro, para tomar cerveja e jogar conversa fora. Dentro, mesinhas se espremem num salão de paredes brancas lotadas de quadros. Boas pedidas: Feijoada, capirinha de limão, carne seca desfiada com purê de abóbora e mandioca frita, frango com quiabo e feijão tropeiro.
TOMAR UM DRINK
Armazém S. Thiago.
Rua Áurea, 26
Tel:. (21) 2232-0822
Outro bar tradicional escondido entre as ladeiras de Santa Teresa, que funciona desde 1919 e ainda conserva o mesmo visual da época. Bom para começar a noite, conhecer gente bonita e bebericar. Os petiscos são deliciosos: Bolinho de bacalhau, polpeta, camarão empanado, truta defumada com torradas...
ONDE FICAR
Hotel Santa Teresa
Rua Almirante Alexandrino, 660
Tel:. (21) 2024-1260
O hotel esta na lista de design awards 2010 do Wall Paper, e não é dificil entender por que: o cuidado com os detalhes, a decoração particular de cada quarto, a piscina com vista para o azul do mar e os morros verdes de Santa Teresa, que também é compartilhada da varanda de todas as suites, compõe um visual de tirar o fôlego. Para completar o relax, um SPA Natura completo, e um Lounge eleito “o mais romântico do Rio de Janeiro”.
CENTRO DA CIDADE
CAFÉ DA MANHÃ
Confeitaria Colombo
Rua Gonçalves Dias, 32
Tel:. (21) 2505.1500
www.confeitariacolombo.com.br
Para viajar à Belle Époque carioca, e saborear receitas milenares de doces e salgados. Aberta desde 1894, a confeitaria é considerada patrimônio cultural e artístico do Brasil, e ainda conserva o mesmo visual da construção do século XIX. Sugestões: O biscoito Petit Four (receita da década de 20) feito à base de castanha de caju, e o Camarão Recheado (receita de 1910).
PROGRAMAS CULTURAIS
CCBB
Rua 1º de março, 66
Tel:. (21) 3808-2020
http://www.bb.com.br
O prédio n° 66 da rua 1° de marco, construído em estilo neoclássico, é sede de exposições, peças de teatro e programas educativos gratuítos. Consulte a programação no site.
PAÇO IMPERIAL
Praça XV de novembro,48
Tel:. (21) 2215-2622
www.pacoimperial.com.br/
Se as paredes do Paço Imperial falassem, com certeza teriam muita história pra contar: o local foi Sede do Governo do Brasil na época da colonização, Palácio dos Vice Reis e residência da Família Real portuguesa, quando se transferiu para o Brasil. Atualmente, o Paço Imperial é um importante centro de cultura no Rio, sede do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem sempre alguma exposição interessante rolando por lá. Também é um bom lugar para ir ao cinema, ou ao teatro.
COMPRAR BUGIGANGAS
SAARA
O Saara tem o mesmo astral da nossa 25 de março. Quem gosta de comprar bugigangas pode passear pela rua dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e praça da República. A dica é ir bem cedinho, quando ainda está vazio, para sair antes de a muvuca chegar.
URCA
PRAIA VERMELHA
Pequena e charmosa, a Praia Vermelha está protegida por dois “muros” verdes: o morro da Urca e o morro do Urubu. O visual é incrível: vista para o Pão de Açúcar, muito verde, e um mar azul à frente, pronto para acabar com o calor de qualquer um.
CAMINHADA NA PISTA DE COOPER CLAUDIO COUTINHO
Durante a caminhada você se depara com macaquinhos, pássaros, e têm uma vista linda do mar. Conhecida também como estrada do costão, a pista de Cooper Claudio Coutinho começa na Praia Vermelha, e contorna todo o Pão de Açúcar.
COMER E BEBER
BAR URCA
Rua Cândido Gaffrée, 205
Tel:.(21) 2295-8744
www.barurca.com.br
Para fechar o dia na Urca com chave de ouro: Tomar uma cerveja encostado na muretinha da parte externa do Bar Urca, na beira da Bahia de Guanabara, e jogar conversa fora, com vista para o Cristo Redentor. Os petiscos você compra no balcão, e leva para acompanhar a cerveja: bolinho de bacalhau, caldinho de frutos do mar, empadas...Para uma refeição mais elaborada, suba até o primeiro andar do bar, onde funciona um restaurante com pratos inspirados nas cozinhas portuguesa , africana e indígena.
LAPA
Sem dúvida, o melhor bairro para curtir a boêmia carioca!É a Vila Madalena paulistana, com o clima desleixado do Rio!
ONDE SAIR
COMUNA SEMENTE
Rua Joaquim Silva, 138
Tel:. (21)2509-3591
O antigo bar Semente, casa onde nasceu a roda de Samba de Teresa Cristina, que já recebeu visitas de Dona Ivone Lara, Velha Guarda da Portela e Yamandu Costa, entre outros feras da música brasileira, é atualmente a casa onde a nova geração de músicos cariocas do samba e choro freqüenta e faz música. Melhor dia: chorinho de 2ª feira (a partir das 21h30).
ONDE COMER
NOVA CAPELA
Av. Mem de Sá, 96 - Lapa
Tel:.(21) 2252-6228
É um dos restaurantes mais tradicionais do Rio de Janeiro, reduto da boêmia carioca desde 1923. Fica aberto até as 4 da manhã. Para entrar no clima do lugar, não chegue antes das 2h00! A comida é deliciosa, com destaque para o Cabrito à Caçadora, que acompanha arroz com brócolis. Peça um chopp geladinho para acompanhar!
GÁVEA
ONDE COMER
BRASEIRO
Praça Santos Dumont. 116
Tel:. 2239-7494
www.braseirodagavea.com.br/
Point da galera bonita da Zona Sul, o Braseiro é um daqueles lugares bons para ver e ser visto. Vira e mexe alguns globais dão o ar da graça por lá. Sugerimos: Caipirinha, linguiça de entrada e picanha ao braseiro como prato principal. Acompanha batata frita, arroz com brócolis e farofa de banana Um detalhe: a porção para 2 é enorme, dá para 3 pessoas comerem bem.
PROGRAMA CULTURAL
INSTITUO MOREIRA SALLES
Rua Marquês de São Vicente, 476
Tel:.(21) 3284-7400
Ims.uol.com.br
A antiga residência do embaixador Walther Moreira Salles, além de linda por si só, é sede de exposições de arte, festivais de cinema e outras atividades culturais. Bom programa para o fim de tarde é sentar no jardim externo da casa, na beira da piscina, com vista para os jardins projetados por Roberto Burle Marx, e pedir o chá completo (para duas pessoas): cesta de minipães, cream cheese, geléia, mel, manteiga, frios, minipastéis, suco, chá, waffle, bolo, biscoitos e trufas. Depois é só partir para o filme, ou explorar o acervo e as exposições em cartaz.
JARDIM BOTÂNICO
CACHOEIRAS DO HORTO
Como chegar: Parar o carro na Estrada Dona Castorina, acesso pelo Portão dos Macacos, ou estacionar na rua Pacheco Leão.
Piscinas de água doce que lavam a alma, trilhas onde é possível ver pássaros, macaquinhos, e a sombra infinita das árvores da Floresta da Tijuca. Quem pensa que o Rio de Janeiro é feito só de praia vai mudar de idéia ao visitar as cachoeiras do Horto. Escolha uma trilha de acordo com o seu fôlego, leve frutas e água para hidratar, e bom passeio!
PARQUE LAGE
Rua Jardim Botânico, 414
Tel:. (21) 3257-1800
www.eavparquelage.rj.gov.br
Ótimo para caminhar, correr, o parque é também um dos pólos culturais do Rio de Janeiro. Lá funciona a EAV- Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em seu jardim interno, à beira da piscina, alunos da escola expõem suas obras frequentemente. O Café du Lage também funciona nesse espaço, com bolinhos, quiches, muffins... Espaço tranquilo, sóbrio, agradável. Dá para sentar numa das mesinhas e conversar por horas, sem perceber que o tempo passou.