Em 1930, no West Side, os trens representavam um perigo para a população do maior distrito industrial de Manhattan. Para acabar com o problema foi construída uma estrutura que ergueu o tráfego ferroviário 30 pés acima do chão. Em 1980 a linha foi desativada e ficou abandonada até 1999, quando começaram as ameaças de demolição. Foi então que a Associação de amigos da High Line, uma entidade sem fins lucrativos, começou a desenvolver o projeto que transformaria a estrutura num parque elevado.
A iniciativa começou a ganhar apoio em 2002 e em 2005 a Hight Line da 30th Street foi doada à cidade pela CSX Transportation Inc. Desde então uma equipe de arquitetos formada por James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro, vem trabalhando o paisagismo do tão esperado jardim suspenso, que será mais uma opção para passeios e pratica de esportes como o jogging, tão popular na Big Apple .
Para quem estiver de viagem marcada para Nova York e quiser conferir, a High Line fica no West Side. Ela vai da Gansevoort Street no Meatpacking District até a 34th Street, entre as 10th e 11th avenues. A seção 1, que foi aberta ao público dia 9 de junho, vai da Gansevoort Street à 20th Street. Por conta do grande número de visitantes, no período inicial, o acesso será pela Gansevoort. Para cadeirantes, os elevadores estão localizados na 16th Street.