Coluna L'Concierge
 

Minha mala sumiu, e agora?

sexta-feira,13 de janeiro de 2012 Envie para um amigo

Janeiro é uma época famosa pelas ocorrências de extravios de bagagens, afinal de contas, o fluxo de pessoas nos aeroportos e rodoviárias aumenta consideravelmente nessa época do ano. Identificar todas as bagagens é muito importante, mas isso nem sempre resolve. Por isso, aqui vão três dicas para que, caso esse imprevisto ocorra, você não fique completamente sem ação.

- Assim que receber a notícia do sumiço de sua bagagem vá ao balcão da companhia ainda na área de desembarque. Com o comprovante de despacho de bagagem em mãos, peça para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Se a viagem for aérea, registre queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), localizado dentro do aeroporto. 

- É fundamental guardar além do comprovante de despacho, o cartão de embarque e as notas fiscais referentes aos gastos com alimentação, transporte, hospedagem e comunicação. 

- Tente resolver o problema amigavelmente com a empresa, mas, caso não obtenha sucesso, procure o Procon de sua cidade ou até mesmo a justiça. 

Aqui cabe mais uma dica, sempre declare o valor de sua bagagem antes de embarcar. Lembrando que objetos de valor (jóias, dinheiro e eletroeletrônicos), no entanto, não podem ser incluídos na declaração. Por isso é importante guardá-los na bagagem de mão. 

 Fonte: Instituto brasileiro de Defesa do Consumidor







Facebook Twitter Leconcierge

Mais
Coluna L'Concierge